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05/09/2014

Intensidade e direção (exercícios)

1) Determine a intensidade e a direção da força resultante Fr = F1 + F2 orientada no sentido anti- horário em relação ao semi - eixo positivo de x.


Solução:


a) Fr = F1 + F2

F1 = (600 . cos 45°) î + (600 . sen 45°) j
F1 = 424,26 î + 424,26 j

F2 = (-800 . sen 60°) î  + (800 . cos 60°) j
F2 = -692,82 î  + 400 j


Fr1 = 424,26 - 692,82 = -268,56 N
Fr2 = 424,26 + 400 = 824,26 N






3) Determine a intensidade e a direção da força resultante Fr = F1 + F2 orientada no sentido anti - horário em relação ao semi - eixo positivo de x.





Solução:

Vou chamar Lb de U (unidades de medida)

Intensidade:

F1 = (250 . sen 30°) î  + (250 . cos 30°)  j
F1 = 125 î  +  216,5 j

F2 = (375 . cos 45°) î  - (375 . sen 45°) j 
F2 = 265,16 î  +  265,16 j

Fr1 = 125 + 265,16 = 390,16 u
Fr2 = 216,5 - 265,16 = -48,66 u



Orientação:

arc tg = - 48,66 / 390,16  = -7,09° + 360° = 353°

4) O elo da figura esta submetido às forças F1 e F2. Determine a intensidade e a orientação da FR.

RESOLUÇÃO
F1= (600 * cos 30°) i + (600 * sen 30°) j
F1 = 519,61 i ; 300 j 

F2 = -400 * cos 45 ) i ; (400 * sen 45°) j 
F2 = - 282,84 i ; 282,84 j

FR = F1 + F2
FR = 236,77 i ; 582,84 j
|FR| = 629,09 N

Tg θ = 582,84 / 236,77
Tg θ = 67,89°


5) A extremidade da barra está submetida a três forças concorrentes e coplanares. Determine a intensidade e a direção da FR.

RESOLUÇÃO

F1 = - 400 i ; 0 j

F2 = (250 * sen 45°) i ; (250 * cos 45°) j
F2 = 176,77i ; 176,77 j

F3 = (200 * cos 4/5) i ; ( - 200 * sen 3/5) j
F3 =  - 160 i ; 120 j

FR = F1 + F2 + F3
FR = -383,23 i ; 296,77 j
|FR| = 484,7 N

Tg θ = 296,77 / - 383,23
Tg θ = - 37,75° + 180 = 142, 24°

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. É porque quando o ângulo dá negativo significa que ele está no sentido horário.

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  4. Porque em alguns exercícios depois que você encontrou a orientação, você somou com 180 graus e no outro com 360?

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  5. Somei com 180° porque estava no sentido horário em relação ao eixo -x já com 360° somei porque
    o ângulo estava abaixo do eixo.

    Obs: isso não arbitrário, depende em que posição (coordenadas) o vetor se encontra.
    Sugiro usar o programa GEOGEBRA e fazer algumas simulações para aprendizagem.

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  6. Obrigado pelas questões.

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  7. Qual a direção e sentindo de f1 e f2?

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    Respostas
    1. De qual exercício ?
      Orientação de f1➡. ArcoTag= componente x / componente y

      O mesmo vale para f2

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    2. De qual exercício ?
      Orientação de f1➡. ArcoTag= componente x / componente y

      O mesmo vale para f2

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  8. Boa tarde Henrique, pq o valor da somas de i deu -389 e não 416,77? (400+176,77-160= 416,77) não entendi.
    obrigado.

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  9. Deve estar se refererindo ao exercício 5:
    Somatório das componentes i: -400 + 176,77 - 160 = - 383,23

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  10. Pq a |FR| esta dando esses valores? Qual a conta feita?

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  11. Pitágoras amigo , faz as componentes elevado ao quadrado somadas e tira a raiz quadrada delas.
    Conteúdo lá da 1º série, de uma revisada nisso.

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  12. Henrique, você pode explicar melhor por que somar com 180° e depois com 360°?

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  13. Boa noite, dá por gentileza pra explicar melhor pq soma com angulos 180° e 360°

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  14. Larissa ! somei com 180° porque o exercício pediu a orientação no sentido anti-horário em relação ao eixo -X

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  15. Somei com 360° porque a orientação estava abaixo do eixo.

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  16. Oque significa Esse î e a letra j?

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  17. Henrique,obrigado pela resoluções das questões.

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