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14/10/2013

Faça um algoritmo que leia as 3 notas de um aluno e calcule a média final deste aluno. Considerar que a média é ponderada e que o peso das notas é: 2,3 e 5, respectivamente.

algoritmo "Notas"

var
   n1, n2, n3, media, Nexame, Mfinal, Nfinal: real

inicio
escreval ("Digite a primeira nota ")
leia (n1)
escreval ("Digite a segunda nota")
leia (n2)
escreval ("Digite a terceira nota")
leia (n3)

media <- (n1/2) + (n2/3)+ (n3/5)
escreval ("A Média final é: ",media)
se (media >= 7) entao
escreval ("Aprovado")
   senao
se (media <4) entao
escreval ("Reprovado")
senao

escreval ("Você está de Exame final")
escreva
escreval ("Digite a nota do exame final")
leia (Nexame)
Mfinal <-(Nexame + media) /2
se (Mfinal >= 6) entao
escreval ("Aprovado no Exame Final")
senao
escreval ("Reprovado no Exame Final")
fimse
fimse
fimse


fimalgoritmo

Calcule a média aritmética das 3 notas de um aluno e mostre, além do valor da média, uma mensagem de "Aprovado", caso a média seja igual ou superior a 6, ou a mensagem "reprovado", caso contrário.

algoritmo "Media semestral"

var
   n1, n2, n3, media, mediafinal, notaexame: real

inicio
escreval ("Digite a primeira nota ")
leia (n1)
escreval ("Digite a segunda nota")
leia (n2)
escreval ("Digite a terceira nota")
leia (n3)
media <- (n1+ n2+ n3)/3

escreval ("A média final é: ", media)
se media >=6 entao
 escreval ("Aprovado")
senao
 se media < 4 entao
  escreval ("Reprovado")
 senao
  escreval ("Exame final")
  escreval ("Digite a nota do exame final")
  leia (notaexame)
  mediafinal <- (notaexame + media)/2
   se (mediafinal >=6) entao
     escreval ("Aprovado no exame no final")
   senao
     escreval ("Reprovado no exame final")
   fimse
  fimse
fimse

fimalgoritmo

Efetuar o cálculo da quantidade de litros de combustível gasto em uma viagem utilizando um automóvel que faz 12 Km/ litro. Para obter o cálculo, o usuário deve fornecer o tempo gasto e a velocidade média durante a viagem. Desta forma será possível obter a distância percorrida com a fórmula da Distancia ← Tempo * Velocidade. A partir do valor da distância, basta calcular a quantidade de litros de combustível utilizada na viagem com a fórmula LitrosUsados ← Distancia / 12. O programa deve apresentar os valores da velocidade média, tempo gasto, distância percorrida e a quantidade de litros utilizada na viagem. O tempo deve ser em horas.

algoritmo "Litros"

var
   litro_usado, distancia, tempo,vm: real
   
inicio
escreval ("Digite o tempo gasto em HORAS")
leia (tempo)
escreval ("Digite a velocidade média em KM/h")
leia (vm)
distancia <-  (tempo * vm)
litro_usado <- distancia/12

escreval ("A velocidade média era de ",vm, " KM/h")
escreval ("O tempo gasto foi : ", tempo, " horas")
escreval ("A distancia percorrida foi: ",distancia, "KM")
escreval ("A quantidade de litro (s) usado (s) foi: ",litro_usado, " Litro (s)")

fimalgoritmo


Escrever um algoritmo que lê a hora de início e hora de término de um jogo, ambas subdivididas em dois valores distintos : horas e minutos. Calcular e escrever a duração do jogo, também em horas e minutos, considerando que o tempo máximo de duração de um jogo é de 24 horas e que o jogo pode iniciar em um dia e terminar no dia seguinte.

algoritmo "semnome"

var
     horainicio, horafim, mininicio, minfim, durahora, duracao_minuto: numerico
     
inicio
escreval ("Digite a hora de inicio")
leia (horainicio)
escreval ("digite a hora final")
leia (horafim)
escreval ("digite os minutos do termino")
leia (minfim)
se horainicio < horafim entao
durahora <- horafim-horainicio
senao
durahora <- (24 - horainicio)+ horafim
fimse
se (mininicio < minfim) entao
duracao_minuto <- (minfim - mininicio)
senao
duracao_minuto <- 60 - mininicio + minfim
durahora <- durahora - 1
fimse
escreval ("duracao: ", durahora, " horas")


fimalgoritmo

Criar um algoritmo em PORTUGOL para calcular e apresentar o valor do volume de
uma lata de óleo, utilizando a fórmula:
V = 3.14159
× R² × h
Onde V é o volume, R é o raio e h é a altura.

algoritmo "volume"

  var volume, raio, altura: real
   
inicio
escreval ("Digite o raio do circulo em  metros")
leia (raio)
escreval ("Digite a altura do cilindro em metros")
leia (altura)
volume <- (raio^2*altura*3.14)
escreval ("Volume do cilindro é de: ", volume, " centimetros cúbicos")

fimalgoritmo


A CEF concederá um crédito especial com juros de 2% aos seus clientes de acordo
com o saldo médio no último ano. Fazer um algoritmo em PORTUGOL que leia o saldo médio de um cliente e calcule o valor do crédito de acordo com a tabela a seguir.
Imprimir uma mensagem informando o saldo médio e o valor de crédito.


Saldo Médio                        Percentual
De 0 a 500                            Nenhum crédito
De 501 a 1000                     30% do valor do saldo médio
De 1001 a 3000                   40% do valor do saldo médio
Acima de 3001                    50% do valor do saldo médio

algoritmo "CRÉDITO"

var
saldo, credito: real

inicio
leia (saldo)

se (saldo <= 500) entao
   credito <-0
   escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
   escreval ("Seu crédito especial é de: ", credito, " R$")
senao
   se (saldo  >500) entao
      se (saldo <=1000) entao
         credito <- 0.30 * saldo
         escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
         escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
      senao

         se (saldo > 1001) entao
            se (saldo < 3000) entao
               credito <- 0.40 * saldo
               escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
               escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
            senao

               se (saldo >= 3000) entao
                  credito <- 0.50 * saldo
                  escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
                  escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
               fimse
            fimse
         fimse
      fimse
   fimse
fimse

fimalgoritmo


Construa um algoritmo que apure uma eleição com três candidatos. O algoritmo deve realizar as seguintes tarefas:
- Calcular o total de votos para cada candidato;
- Calcular a quantidade de votos nulos;
- Calcular a quantidade de votos em branco;
- Calcular o percentual de votos em branco e nulos em relação ao total.
- A votação deve obedecer as seguintes convenções:
1,2,3 => votos dos candidatos
4 => votos em branco
5 => votos nulos
0 => encerramento da apuração

algoritmo "VOTOS"

Var

voto,Cand1,Cand2,Cand3,Nulo,Branco,Total:inteiro
Pnulos,Pbrancos:Real
inicio

Cand1 <-0

Cand2 <-0
Cand3 <-0
Nulo <-0
Branco <-0

    escreval ("Digite 0 - Para Sair")

     escreval ("Digite 1 - 1° Candidato")
      escreval ("Digite 2 - 2° Candidato")
       escreval ("Digite 3 - 3° Candidato")
         escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
          escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
  leia(voto)

  enquanto voto <> 0 faca


           escolha voto

                    caso 1
                    Cand1 <- Cand1 + 1
                    caso 2
                    Cand2 <- Cand2 + 1
                    caso 3
                    Cand3 <- Cand3 + 1
                    caso 4
                    Branco <- Branco + 1
                    caso 5
                    Nulo <- Nulo + 1
                    outrocaso
                    escreval ("Digite de 0 a 5")
           fimescolha

           total <- total + 1

           escreval ("Digite 0 - Para Sair")
           escreval ("Digite 1 - 1 Candidato")
           escreval ("Digite 2 - 2 Candidato")
           escreval ("Digite 3 - 3 Candidato")
           escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
           escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
           leia (voto)
           limpatela
  fimenquanto

  Pbrancos <- (Branco*total)/100

   Pnulos <- (Nulo*total)/ 100

    escreval ("Total de votos para cada candidato, votos brancos e nulos")

     escreval ("Candidato 1 recebeu",Cand1, " votos")
      escreval ("Candidato 2 recebeu",Cand2, " votos")
       escreval ("Candidato 3 recebeu",Cand3, " votos")
         escreval ("Votos Nulos ",Nulo)
          escreval ("Votos em Brancos ",Branco)
            escreval ("Porcentagem de votos Branco ",Pbrancos," %")
             escreval ("Porcentagem de votos Nulos ",Pnulos," %")


fimalgoritmo

Construa um algoritmo que leia uma quantidade indeterminada de números inteiros positivos e identifique qual foi o maior número digitado. O final da série de números digitada deve ser indicada pela entrada de -1.


algoritmo "NUMEROMAIOR"

var

num,maior,menor:real

inicio

repita
escreval("digite um numero qualquer: |DIGITE (-1) FINALIZAR A EXECUÇÃO")
leia(num)

se num >= maior entao

   maior <- num
   senao
   menor <- num
fimse

ate num = -1

escreval("o maior numero digitado foi: ",maior)


fimalgoritmo


Construa um algoritmo que leia três valores inteiros e os imprima em ordem crescente 


Obs: se quiser usar com vetor segue abaixo


algoritmo "semnome"

// Função :
// Autor :
// Data : 19/09/2013
// Seção de Declarações 
var
num1, num2, num3: inteiro
ordena: vetor[1..3] de inteiro

inicio

// Seção de Comandos
escreva("Digite o primeiro número: ")
leia(num1)
escreva("Digite o segundo número: ")
leia(num2)
escreva("Digite o terceiro número: ")
leia(num3)

se num1 > num2 entao

    ordena[3] <- num1
    ordena[2] <- num2
    se num3 > num1 entao
        ordena[3] <- num3
        ordena[2] <- num1
        ordena[1] <- num2
    senao
        se num3 > num2 entao
            ordena[3] <- num1
            ordena[2] <- num3
            ordena[1] <- num2
        senao
            ordena[3] <- num1
            ordena[2] <- num2
            ordena[1] <- num3
        fimse
    fimse
senao
    ordena[3] <- num2
    ordena[2] <- num1
    se num3 > num2 entao
        ordena[3] <- num3
        ordena[2] <- num2
        ordena[1] <- num1
    senao
        se num3 > num1 entao
            ordena[3] <- num2
            ordena[2] <- num3
            ordena[1] <- num1
        senao
            ordena[3] <- num2
            ordena[2] <- num1
            ordena[1] <- num3
        fimse
    fimse
fimse

escreval("Os números em ordem crescente são: ")

escreval(">",ordena[1])
escreval(">",ordena[2])
escreval(">",ordena[3])

fimalgoritmo

ou se quiser usar normal 



algoritmo "ORDEM CRESCENTE"

var  n1,n2,n3: inteiro

inicio
escreval ("Digite 3 numeros")
leia (n1,n2,n3)

se (n1 > n2) e (n2 > n3) entao
   escreval (n3,n2,n1)
senao

   se (n2 > n1) e (n1 > n3) entao
      escreval (n3,n1,n2)
   senao

      se (n2 > n3) e (n3 > n1) entao
         escreval (n1,n3,n2)
      senao

         se (n1 > n3) e (n3 > n2) entao
            escreval (n2,n3,n1)
         senao

            se (n3 > n2) e (n2 > n1) entao
               escreval (n1,n2,n3)
            senao

               se (n3 > n2) e (n1 > n2) entao
                  escreval (n2,n1,n3)
               fimse
            fimse
         fimse
      fimse
   fimse
fimse
fimalgoritmo


Construa um algoritmo que receba um número inteiro e verifique se o mesmo é primo.

algoritmo "Numeros primos"

var
N, divisor, Y: inteiro

inicio
escreval ("Digite um numero natural maior que 0")
leia (N)
divisor <-0
para Y de 1 ate N faca
se (N mod Y = 0) entao
divisor <- divisor +1
fimse
fimpara
se (divisor = 2) entao
escreval ("O numero",N, " é primo")
senao
escreval ("O numero", N, " não é primo")
fimse

fimalgoritmo

Uma empresa de locação de veículos cobra pelo uso de seus veículos populares a partir da regra abaixo:
- 45.00 reais para cada dia de uso como custo fixo;
- 0.50 reais para cada quilômetro que exceder o total de quilômetros dados de cortesia. A cada dia o usuário tem direito a 60 quilômetros de cortesia.
O usuário efetua o pagamento somente ao devolver o carro à empresa de locação. Escreva um programa que leia o número de dias que o usuário ficou com o carro e a quilometragem do mesmo e imprima o valor pago.

algoritmo "LOCACAO DIARIA"

var   dias: inteiro
km, vp, ve : real

inicio
escreval ("digite o total de dias do aluguel")
leia (dias)
escreval ("digite o km percorrido no total")
leia (km)
vp <- dias * 45
ve <- km - (60 * dias)
se (ve > 0) entao
vp <- vp + (0.50 * ve)
fimse
escreval ("O valor a pagar e ",vp)

fimalgoritmo

Criar um algoritmo em PORTUGOL que leia o número correspondente ao mês atual e
os dígitos (somente os quatro números) de uma placa de veículo, e através do número
finalizador da placa (algarismo da casa das unidades) determine se o IPVA do veículo
vence no mês corrente.
Final 1 – mês (1) – Janeiro Final 6 – mês (6) – Junho
Final 2 – mês (2) – Fevereiro Final 7 – mês (7) – Julho
Final 3 – mês (3) – Março Final 8 – mês (8) – Agosto
Final 4 – mês (4) – Abril Final 9 – mês (9) – Setembro
Final 5 – mês (5) – Maio Final 0 – mês (10) – Outubro

Algoritmo "PLACA"

var mes, num, placa: inteiro

inicio
escreval ("digite o mes atual em número: ")
leia (mes)
escreval ("digite o numero da (placa): ")
leia (num)
escreval ("digite o final da (placa): ")
leia (placa)
se  (placa = 1) entao
   escreval ("(placa) final -1 mês (1) - Janeiro " )
fimse
se (placa) = 2 entao
   escreval ("(placa) final 2 - mês (2) - Fevereiro")
fimse
se (placa) = 3 entao
   escreval ("(placa) final 3 - mês (3) - Março")
fimse
se (placa) = 4 entao
   escreval ("(placa) final 4 - mês (4) - Abril")
fimse
se (placa) = 5 entao
   escreval ("(placa) final 5 - mês (5) - Maio")
fimse
se (placa) = 6 entao
   escreval ("(placa) final 6 - mês (6) - Junho")
fimse
se (placa) = 7 entao
   escreval ("(placa) final 7 - mês (7) - Julho")
fimse
se (placa) = 8 entao
   escreval ("(placa) final 8 - mês (8) - Agosto")
fimse
se (placa) = 9 entao
   escreval ("(placa) final 9 - mês (9)- Setembro")
fimse
se (placa = 10) ou (placa = 0) entao
   escreval ("(placa) final 10 - mês (10) - outubro")
fimse
se (placa) = 11 entao
   escreval ("(placa) final 11 - mês (11) - Novembro")
fimse
se (placa) = 12  entao
   escreval ("(placa) final 12 - mês (12) - Dezembro")
fimse


fimalgoritmo


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