Faça um algoritmo que leia
as 3 notas de um aluno e calcule a média final deste aluno. Considerar que a
média é ponderada e que o peso das notas é: 2,3 e 5, respectivamente.
algoritmo "Notas"
var
n1, n2, n3, media, Nexame, Mfinal, Nfinal: real
inicio
escreval ("Digite a primeira nota ")
leia (n1)
escreval ("Digite a segunda nota")
leia (n2)
escreval ("Digite a terceira nota")
leia (n3)
media <- (n1/2) + (n2/3)+ (n3/5)
escreval ("A Média final é: ",media)
se (media >= 7) entao
escreval ("Aprovado")
senao
se (media <4) entao
escreval ("Reprovado")
senao
escreval ("Você está de Exame final")
escreva
escreval ("Digite a nota do exame final")
leia (Nexame)
Mfinal <-(Nexame + media) /2
se (Mfinal >= 6) entao
escreval ("Aprovado no Exame Final")
senao
escreval ("Reprovado no Exame Final")
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
Calcule a média aritmética
das 3 notas de um aluno e mostre, além do valor da média, uma mensagem de
"Aprovado", caso a média seja igual ou superior a 6, ou a mensagem
"reprovado", caso contrário.
algoritmo "Media semestral"
var
n1, n2, n3, media, mediafinal, notaexame: real
inicio
escreval ("Digite a primeira nota ")
leia (n1)
escreval ("Digite a segunda nota")
leia (n2)
escreval ("Digite a terceira nota")
leia (n3)
media <- (n1+ n2+ n3)/3
escreval ("A média final é: ", media)
se media >=6 entao
escreval ("Aprovado")
senao
se media < 4 entao
escreval ("Reprovado")
senao
escreval ("Exame final")
escreval ("Digite a nota do exame final")
leia (notaexame)
mediafinal <- (notaexame + media)/2
se (mediafinal >=6) entao
escreval ("Aprovado no exame no final")
senao
escreval ("Reprovado no exame final")
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
Efetuar o cálculo da
quantidade de litros de combustível gasto em uma viagem utilizando um automóvel
que faz 12 Km/ litro. Para obter o cálculo, o usuário deve fornecer o tempo
gasto e a velocidade média durante a viagem. Desta forma será possível obter a
distância percorrida com a fórmula da Distancia ← Tempo * Velocidade. A partir
do valor da distância, basta calcular a quantidade de litros de combustível
utilizada na viagem com a fórmula LitrosUsados ← Distancia / 12. O programa
deve apresentar os valores da velocidade média, tempo gasto, distância
percorrida e a quantidade de litros utilizada na viagem. O tempo deve ser em
horas.
algoritmo "Litros"
var
litro_usado, distancia, tempo,vm: real
inicio
escreval ("Digite o tempo gasto em HORAS")
leia (tempo)
escreval ("Digite a velocidade média em KM/h")
leia (vm)
distancia <- (tempo * vm)
litro_usado <- distancia/12
escreval ("A velocidade média era de ",vm, " KM/h")
escreval ("O tempo gasto foi : ", tempo, " horas")
escreval ("A distancia percorrida foi: ",distancia, "KM")
escreval ("A quantidade de litro (s) usado (s) foi: ",litro_usado, " Litro (s)")
fimalgoritmo
Escrever um algoritmo que
lê a hora de início e hora de término de um jogo, ambas subdivididas em dois
valores distintos : horas e minutos. Calcular e escrever a duração do jogo,
também em horas e minutos, considerando que o tempo máximo de duração de um
jogo é de 24 horas e que o jogo pode iniciar em um dia e terminar no dia
seguinte.
algoritmo "semnome"
var
horainicio, horafim, mininicio, minfim, durahora, duracao_minuto: numerico
inicio
escreval ("Digite a hora de inicio")
leia (horainicio)
escreval ("digite a hora final")
leia (horafim)
escreval ("digite os minutos do termino")
leia (minfim)
se horainicio < horafim entao
durahora <- horafim-horainicio
senao
durahora <- (24 - horainicio)+ horafim
fimse
se (mininicio < minfim) entao
duracao_minuto <- (minfim - mininicio)
senao
duracao_minuto <- 60 - mininicio + minfim
durahora <- durahora - 1
fimse
escreval ("duracao: ", durahora, " horas")
fimalgoritmo
Criar um algoritmo em
PORTUGOL para calcular e apresentar o valor do volume de
uma lata de óleo, utilizando a
fórmula:
V = 3.14159
× R² × h
Onde V é o volume, R é o raio e
h é a altura.
algoritmo "volume"
var volume, raio, altura: real
inicio
escreval ("Digite o raio do circulo em metros")
leia (raio)
escreval ("Digite a altura do cilindro em metros")
leia (altura)
volume <- (raio^2*altura*3.14)
escreval ("Volume do cilindro é de: ", volume, " centimetros cúbicos")
fimalgoritmo
A CEF concederá um crédito
especial com juros de 2% aos seus clientes de acordo
com o saldo médio no último
ano. Fazer um algoritmo em PORTUGOL que leia o saldo médio de um cliente e
calcule o valor do crédito de acordo com a tabela a seguir.
Imprimir uma mensagem
informando o saldo médio e o valor de crédito.
Saldo Médio Percentual
De 0 a 500 Nenhum crédito
De 501 a 1000 30% do valor do saldo médio
De 1001 a 3000 40% do valor do saldo médio
Acima de 3001 50% do valor do saldo médio
algoritmo "CRÉDITO"
var
saldo, credito: real
inicio
leia (saldo)
se (saldo <= 500) entao
credito <-0
escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
escreval ("Seu crédito especial é de: ", credito, " R$")
senao
se (saldo >500) entao
se (saldo <=1000) entao
credito <- 0.30 * saldo
escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
senao
se (saldo > 1001) entao
se (saldo < 3000) entao
credito <- 0.40 * saldo
escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
senao
se (saldo >= 3000) entao
credito <- 0.50 * saldo
escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que apure uma eleição com
três candidatos. O algoritmo deve realizar as seguintes tarefas:
- Calcular o total de votos para cada candidato;
- Calcular a quantidade de votos nulos;
- Calcular a quantidade de votos em branco;
- Calcular o percentual de votos em branco e nulos em relação ao total.
- A votação deve obedecer as seguintes convenções:
1,2,3 => votos dos candidatos
4 => votos em branco
5 => votos nulos
0 => encerramento da apuração
- Calcular o total de votos para cada candidato;
- Calcular a quantidade de votos nulos;
- Calcular a quantidade de votos em branco;
- Calcular o percentual de votos em branco e nulos em relação ao total.
- A votação deve obedecer as seguintes convenções:
1,2,3 => votos dos candidatos
4 => votos em branco
5 => votos nulos
0 => encerramento da apuração
algoritmo "VOTOS"
Var
voto,Cand1,Cand2,Cand3,Nulo,Branco,Total:inteiro
Pnulos,Pbrancos:Real
inicio
Cand1 <-0
Cand2 <-0
Cand3 <-0
Nulo <-0
Branco <-0
escreval ("Digite 0 - Para Sair")
escreval ("Digite 1 - 1° Candidato")
escreval ("Digite 2 - 2° Candidato")
escreval ("Digite 3 - 3° Candidato")
escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
leia(voto)
enquanto voto <> 0 faca
escolha voto
caso 1
Cand1 <- Cand1 + 1
caso 2
Cand2 <- Cand2 + 1
caso 3
Cand3 <- Cand3 + 1
caso 4
Branco <- Branco + 1
caso 5
Nulo <- Nulo + 1
outrocaso
escreval ("Digite de 0 a 5")
fimescolha
total <- total + 1
escreval ("Digite 0 - Para Sair")
escreval ("Digite 1 - 1 Candidato")
escreval ("Digite 2 - 2 Candidato")
escreval ("Digite 3 - 3 Candidato")
escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
leia (voto)
limpatela
fimenquanto
Pbrancos <- (Branco*total)/100
Pnulos <- (Nulo*total)/ 100
escreval ("Total de votos para cada candidato, votos brancos e nulos")
escreval ("Candidato 1 recebeu",Cand1, " votos")
escreval ("Candidato 2 recebeu",Cand2, " votos")
escreval ("Candidato 3 recebeu",Cand3, " votos")
escreval ("Votos Nulos ",Nulo)
escreval ("Votos em Brancos ",Branco)
escreval ("Porcentagem de votos Branco ",Pbrancos," %")
escreval ("Porcentagem de votos Nulos ",Pnulos," %")
fimalgoritmo
Var
voto,Cand1,Cand2,Cand3,Nulo,Branco,Total:inteiro
Pnulos,Pbrancos:Real
inicio
Cand1 <-0
Cand2 <-0
Cand3 <-0
Nulo <-0
Branco <-0
escreval ("Digite 0 - Para Sair")
escreval ("Digite 1 - 1° Candidato")
escreval ("Digite 2 - 2° Candidato")
escreval ("Digite 3 - 3° Candidato")
escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
leia(voto)
enquanto voto <> 0 faca
escolha voto
caso 1
Cand1 <- Cand1 + 1
caso 2
Cand2 <- Cand2 + 1
caso 3
Cand3 <- Cand3 + 1
caso 4
Branco <- Branco + 1
caso 5
Nulo <- Nulo + 1
outrocaso
escreval ("Digite de 0 a 5")
fimescolha
total <- total + 1
escreval ("Digite 0 - Para Sair")
escreval ("Digite 1 - 1 Candidato")
escreval ("Digite 2 - 2 Candidato")
escreval ("Digite 3 - 3 Candidato")
escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
leia (voto)
limpatela
fimenquanto
Pbrancos <- (Branco*total)/100
Pnulos <- (Nulo*total)/ 100
escreval ("Total de votos para cada candidato, votos brancos e nulos")
escreval ("Candidato 1 recebeu",Cand1, " votos")
escreval ("Candidato 2 recebeu",Cand2, " votos")
escreval ("Candidato 3 recebeu",Cand3, " votos")
escreval ("Votos Nulos ",Nulo)
escreval ("Votos em Brancos ",Branco)
escreval ("Porcentagem de votos Branco ",Pbrancos," %")
escreval ("Porcentagem de votos Nulos ",Pnulos," %")
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que leia uma quantidade
indeterminada de números inteiros positivos e identifique qual foi o maior
número digitado. O final da série de números digitada deve ser indicada pela
entrada de -1.
algoritmo "NUMEROMAIOR"
var
num,maior,menor:real
inicio
repita
escreval("digite um numero qualquer: |DIGITE (-1) FINALIZAR A EXECUÇÃO")
leia(num)
se num >= maior entao
maior <- num
senao
menor <- num
fimse
ate num = -1
escreval("o maior numero digitado foi: ",maior)
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que leia três valores inteiros e os imprima em ordem crescente
Obs: se quiser usar com vetor segue abaixo
algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 19/09/2013
// Seção de Declarações
var
num1, num2, num3: inteiro
ordena: vetor[1..3] de inteiro
inicio
// Seção de Comandos
escreva("Digite o primeiro número: ")
leia(num1)
escreva("Digite o segundo número: ")
leia(num2)
escreva("Digite o terceiro número: ")
leia(num3)
se num1 > num2 entao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num2
se num3 > num1 entao
ordena[3] <- num3
ordena[2] <- num1
ordena[1] <- num2
senao
se num3 > num2 entao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num3
ordena[1] <- num2
senao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num2
ordena[1] <- num3
fimse
fimse
senao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num1
se num3 > num2 entao
ordena[3] <- num3
ordena[2] <- num2
ordena[1] <- num1
senao
se num3 > num1 entao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num3
ordena[1] <- num1
senao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num1
ordena[1] <- num3
fimse
fimse
fimse
escreval("Os números em ordem crescente são: ")
escreval(">",ordena[1])
escreval(">",ordena[2])
escreval(">",ordena[3])
fimalgoritmo
ou se quiser usar normal
algoritmo "ORDEM CRESCENTE"
var n1,n2,n3: inteiro
inicio
escreval ("Digite 3 numeros")
leia (n1,n2,n3)
se (n1 > n2) e (n2 > n3) entao
escreval (n3,n2,n1)
senao
se (n2 > n1) e (n1 > n3) entao
escreval (n3,n1,n2)
senao
se (n2 > n3) e (n3 > n1) entao
escreval (n1,n3,n2)
senao
se (n1 > n3) e (n3 > n2) entao
escreval (n2,n3,n1)
senao
se (n3 > n2) e (n2 > n1) entao
escreval (n1,n2,n3)
senao
se (n3 > n2) e (n1 > n2) entao
escreval (n2,n1,n3)
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
algoritmo "Numeros primos"
var
N, divisor, Y: inteiro
inicio
escreval ("Digite um numero natural maior que 0")
leia (N)
divisor <-0
para Y de 1 ate N faca
se (N mod Y = 0) entao
divisor <- divisor +1
fimse
fimpara
se (divisor = 2) entao
escreval ("O numero",N, " é primo")
senao
escreval ("O numero", N, " não é primo")
fimse
fimalgoritmo
algoritmo "NUMEROMAIOR"
var
num,maior,menor:real
inicio
repita
escreval("digite um numero qualquer: |DIGITE (-1) FINALIZAR A EXECUÇÃO")
leia(num)
se num >= maior entao
maior <- num
senao
menor <- num
fimse
ate num = -1
escreval("o maior numero digitado foi: ",maior)
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que leia três valores inteiros e os imprima em ordem crescente
Obs: se quiser usar com vetor segue abaixo
algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 19/09/2013
// Seção de Declarações
var
num1, num2, num3: inteiro
ordena: vetor[1..3] de inteiro
inicio
// Seção de Comandos
escreva("Digite o primeiro número: ")
leia(num1)
escreva("Digite o segundo número: ")
leia(num2)
escreva("Digite o terceiro número: ")
leia(num3)
se num1 > num2 entao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num2
se num3 > num1 entao
ordena[3] <- num3
ordena[2] <- num1
ordena[1] <- num2
senao
se num3 > num2 entao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num3
ordena[1] <- num2
senao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num2
ordena[1] <- num3
fimse
fimse
senao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num1
se num3 > num2 entao
ordena[3] <- num3
ordena[2] <- num2
ordena[1] <- num1
senao
se num3 > num1 entao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num3
ordena[1] <- num1
senao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num1
ordena[1] <- num3
fimse
fimse
fimse
escreval("Os números em ordem crescente são: ")
escreval(">",ordena[1])
escreval(">",ordena[2])
escreval(">",ordena[3])
fimalgoritmo
ou se quiser usar normal
algoritmo "ORDEM CRESCENTE"
var n1,n2,n3: inteiro
inicio
escreval ("Digite 3 numeros")
leia (n1,n2,n3)
se (n1 > n2) e (n2 > n3) entao
escreval (n3,n2,n1)
senao
se (n2 > n1) e (n1 > n3) entao
escreval (n3,n1,n2)
senao
se (n2 > n3) e (n3 > n1) entao
escreval (n1,n3,n2)
senao
se (n1 > n3) e (n3 > n2) entao
escreval (n2,n3,n1)
senao
se (n3 > n2) e (n2 > n1) entao
escreval (n1,n2,n3)
senao
se (n3 > n2) e (n1 > n2) entao
escreval (n2,n1,n3)
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que
receba um número inteiro e verifique se o mesmo é primo.
algoritmo "Numeros primos"
var
N, divisor, Y: inteiro
inicio
escreval ("Digite um numero natural maior que 0")
leia (N)
divisor <-0
para Y de 1 ate N faca
se (N mod Y = 0) entao
divisor <- divisor +1
fimse
fimpara
se (divisor = 2) entao
escreval ("O numero",N, " é primo")
senao
escreval ("O numero", N, " não é primo")
fimse
fimalgoritmo
Uma empresa de locação de
veículos cobra pelo uso de seus veículos populares a partir da regra abaixo:
- 45.00 reais para cada dia de
uso como custo fixo;
- 0.50 reais para cada
quilômetro que exceder o total de quilômetros dados de cortesia. A cada dia o
usuário tem direito a 60 quilômetros de cortesia.
O usuário efetua o pagamento
somente ao devolver o carro à empresa de locação. Escreva um programa que leia
o número de dias que o usuário ficou com o carro e a quilometragem do mesmo e
imprima o valor pago.
algoritmo "LOCACAO DIARIA"
var dias: inteiro
km, vp, ve : real
inicio
escreval ("digite o total de dias do aluguel")
leia (dias)
escreval ("digite o km percorrido no total")
leia (km)
vp <- dias * 45
ve <- km - (60 * dias)
se (ve > 0) entao
vp <- vp + (0.50 * ve)
fimse
escreval ("O valor a pagar e ",vp)
fimalgoritmo
Criar um algoritmo em
PORTUGOL que leia o número correspondente ao mês atual e
os dígitos (somente os quatro
números) de uma placa de veículo, e através do número
finalizador da placa (algarismo
da casa das unidades) determine se o IPVA do veículo
vence no mês corrente.
Final 1 – mês (1) – Janeiro
Final 6 – mês (6) – Junho
Final 2 – mês (2) – Fevereiro
Final 7 – mês (7) – Julho
Final 3 – mês (3) – Março Final
8 – mês (8) – Agosto
Final 4 – mês (4) – Abril Final
9 – mês (9) – Setembro
Final 5 – mês (5) – Maio Final
0 – mês (10) – Outubro
Algoritmo "PLACA"
var mes, num, placa: inteiro
inicio
escreval ("digite o mes atual em número: ")
leia (mes)
escreval ("digite o numero da (placa): ")
leia (num)
escreval ("digite o final da (placa): ")
leia (placa)
se (placa = 1) entao
escreval ("(placa) final -1 mês (1) - Janeiro " )
fimse
se (placa) = 2 entao
escreval ("(placa) final 2 - mês (2) - Fevereiro")
fimse
se (placa) = 3 entao
escreval ("(placa) final 3 - mês (3) - Março")
fimse
se (placa) = 4 entao
escreval ("(placa) final 4 - mês (4) - Abril")
fimse
se (placa) = 5 entao
escreval ("(placa) final 5 - mês (5) - Maio")
fimse
se (placa) = 6 entao
escreval ("(placa) final 6 - mês (6) - Junho")
fimse
se (placa) = 7 entao
escreval ("(placa) final 7 - mês (7) - Julho")
fimse
se (placa) = 8 entao
escreval ("(placa) final 8 - mês (8) - Agosto")
fimse
se (placa) = 9 entao
escreval ("(placa) final 9 - mês (9)- Setembro")
fimse
se (placa = 10) ou (placa = 0) entao
escreval ("(placa) final 10 - mês (10) - outubro")
fimse
se (placa) = 11 entao
escreval ("(placa) final 11 - mês (11) - Novembro")
fimse
se (placa) = 12 entao
escreval ("(placa) final 12 - mês (12) - Dezembro")
fimse
fimalgoritmo
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