Everton S. De Souza, Luciano F. Silva, Marlene Roque, Alexandre Cardoso e Edgard Lamounier Jr.
Pesquisadores e Professores do Departamento de Engenharia Elétrica, Laboratório de Computação Gráfica - Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Departamento de Engenharia Elétrica, Laboratório de Computação Gráfica – Universidade Federal de Uberlândia
(UFU) Caixa Postal 38.400 – 34.3239-4148 – Uberlândia – MG – Brasil
eevesou@ieee.org,{fsluciano,marlene_roque}@hotmail.com,{lamounier,alexandre}@ufu.br
Os autores, por meio de pesquisa, realizaram um levantamento de um ambiente virtual educacional relacionado com a área de jogos para simular um jogo de tênis computacional. Com a evolução das
tecnologias os jogos computacionais evoluíram para os jogos com multi-jogadores onde cada jogador estão fisicamente separados comunicando -se e jogando através de máquinas separadas a longa distância controlado por um suporte remoto ao cliente.
Os ambientes são chamados de multi -usuários e estão relacionados à três ambientes virtuais, que são: Plato, Peloton e Doom. O jogo é executado separadamente, logo, os clientes são iniciados por meio de seu controlador de funções e são registrados pelo servidor enviando uma requisição de autorização e permissão a ORB que irá transportar o protocolo IIOP ao servidor.
No estudo de caso o jogo baseia -se como “Quatro”, nele, utiliza -se 16 peças no tabuleiro de 16 casas, o objetivo do jogo é vencer em linha, coluna ou diagonal. O jogo foi desenvolvido em 3D com as linguagens Reality Modeling (Language VRML) e JavaScript, para ter acesso ao jogo é necessário instalar no navegador um plug -in chamado CORTONA. No desenvolvimento da distribuição “Ludos Top” os pesquisadores utilizaram as linguagens Java, IDL e CORBA para as interfaces de controle dos objetos virtuais tridimensional e Chat virtual.
Para ter acesso ao jogo Multi-jogador é necessário fazer uma autenticação para ter privilégios do Chat online e escolher na lista de jogadores online com quem deseja jogar e competir. A arquitetura virtual CORBA possibilita a transparência e implementação para os programadores facilitando a aplicação e desenvolvimento do jogo multi -usuário à distância.
Conclusão
A arquitetura CORBA desenvolveu um ambiente virtual para jogos eletrônicos, posteriormente as tecnologias foram-se desenvolvendo e com isso a CORBA desenvolveu jogos eletrônicos para vários jogadores jogarem simultaneamente em uma rede distribuída, não importando o distancia entre os jogadores, basta apenas que o usuário faça um cadastro na rede, após o cadastro o usuário terá uma lista de jogadores online e lá ele poderá escolher com quem deseja jogar e competir. A CORBA com o passar dos anos desenvolveram novos ambientes para jogadores multiusuários com a ajuda dos softwares Plato, Peloton e Doom até os anos de 1993, o objetivo do artigo era avaliar a escalabilidade para futuras implementações integradas ao chat de voz em tempo real, que nos dias de hoje é considerado um grande sucesso.
Fonte do artigo: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbrc/2007/077.pdf>
Nenhum comentário:
Postar um comentário