Matriz: Pesquisa de elemento por linha e coluna
algoritmo "pesquisa de matriz"
// Autor : Henrique de Amorim
// Data : 02/12/2013
// Seção de Declarações
var
mat: vetor[1..3,1..4] de real
i,j: inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 3 faca
para j de 1 ate 4 faca
escreval("DIGITE UM NUMERO: ")
leia(mat[i,j])
fimpara
fimpara
escreva("DIGITE O NUMERO DA LINHA DESEJADA (1 ATE 3): ")
leia(i)
escreva("DIGITE O NUMERO DA LINHA DESEJADA (1 ATE 4): ")
leia(j)
escreval("O ELEMENTO DA MATRIZ PROCURADO É ",mat[i,j])
fimalgoritmo
Soma de elementos de uma linha na matriz
algoritmo "Soma entre vetores"
// Autor : Henrique de Amorim
// Data : 02/12/2013
// Seção de Declarações
var
mat:vetor[1..4,1..3] de real
soma: real
i,j,linha:inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 4 faca
para j de 1 ate 3 faca
escreva ("DIGITE UM NUMERO: ")
leia(mat[i,j])
fimpara
fimpara
escreva ("ESCOLHA UMA LINHA: ")
leia(linha)
para j de 1 ate 3 faca
soma<-soma+mat[linha,j]
fimpara
escreval("A SOMA DOS ELEMENTOS DA LINHA ",linha," E DE ",soma)
fimalgoritmo
Soma da Diagonal de uma matriz
algoritmo "Soma da diagonal"
// Autor : Henrique
// Data : 02/12/2013
// Seção de Declarações
var
mat:vetor[1..3,1..3] de inteiro
i,j,soma:inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 3 faca
para j de 1 ate 3 faca
escreva("DIGITE UM NUMERO: ")
leia(mat[i,j])
se (i=j) entao
soma<-soma+mat[i,j]
fimse
fimpara
fimpara
escreval("A SOMA DOS ELEMENTOS DA DIAGONAL E DE ",soma)
fimalgoritmo
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02/12/2013
01/12/2013
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SOLOS
Os solos são um dos mais importantes recursos naturais do nosso planeta, pois são utilizados para prover a maior parte da nossa alimentação, além de manter a vida sobre a Terra mas suas mais variadas formas.
Os solos são um dos mais importantes recursos naturais do nosso planeta, pois são utilizados para prover a maior parte da nossa alimentação, além de manter a vida sobre a Terra mas suas mais variadas formas.
Podemos considerar que a produção de alimentos a partir do solo é bastante diversificada, sendo o cultivo de grandes áreas de terra com cereais, como trigo, arroz, milho, soja, além de outras culturas, importantes para o sustento da população humana e dos animais.
CONCEITO DE SOLO
Solos são corpos naturais que ocupam porções na superfície terrestre, suportam as plantas e as edificações do homem e apresentam propriedades resultantes da atuação integrada do clima e dos organismos, atuando sobre o material de origem, condicionado pelo relevo, durante um período de tempo.
Entretanto, o conceito de solo varia de acordo com a ciência que o utiliza. Por exemplo, para o:
*Engenheiro de Minas - é um detrito que recobre as rochas e deve ser eliminado
*Geólogo - é o produto da desintegração física e química de rochas.
*Produtor Rural - constitui a base para a formação agrícola, a sustentação das plantações.
*Engenheiro Civil - é um material escavável de apoio para as edificações e como matéria - prima para materias de construção.
*Agrônomo - é uma camada superficial de terra arável composta por material mineral e orgânico.
* Arqueólogo - é um meio de registros de civilizações antigas e de acúmulo de fósseis.
* Pedólogo - é seu objeto de estudo, corpo dinâmico constituído de matéria viva e mineral, resultante da ação do clima e dos organismos atuando sobre a rocha.
NATUREZA E COMPOSIÇÃO DO SOLO
Sua composição podem ser:
- Do ar : (chuva ácida e o gás carbônico, este utilizado pelas plantas na fotossíntese e armazenado no solo na forma de carbono orgânico)
- Da água: (como os sedimentos carreados pelos rios, que podem se depositar e formar os solos chamados aluvionais; os metais pesados e outros poluentes trazidos pelas enxurradas que podem contaminar o solo).
- Da rocha: (a rocha exposta sofre ação das intempéries do clima e, com isso, decompõe-se lentamente, liberando minerais que farão parte da fração sólida do solo).
- Dos organismos do solo: (as bactérias e os fungos presentes no solo secretam substâncias que irão decompor a matéria orgânica e os minerais, além de promover a agregação das partículas do solo por meio da segregação de substâncias cimentares durante o seu metabolismo).
COMPOSIÇÃO DO SOLO
O solo é constituído por três fazes físico-químicas: sólida, líquida e gasosa, cujas proporções relativas varias de solo para solo.
A fase sólida do solo por ser classificada quanto à sua natureza mineral ou orgânica. Na maioria dos solos, as partículas minerais provenientes das rochas ou da transformação resultantes da decomposição de resíduos sobre as partículas orgânicas resultantes da decomposição de resíduos vegetais e animais.
Na fase sólida do solo, encontram-se partículas sólidas de formas e tamanhos variados, as quais são classificadas de acordo com o seu diâmetro em frações granulométricas.
A proporção em que essas frações granulométricas na fase sólida do solo determina a textura do solo, podendo ser: arenoso (maior proporção de areia), argiloso (maior proporção da argila), siltoso (maior proporção de silte) e médio (igual proporção entre as frações granulométricas).
A fase líquida do solo é constituída por água acrescida de minerais e compostos orgânicos dissolvidos, formando a solução do solo (porção aquosa do solo presa em poros na qual reações químicas acontecem).
A água no solo pode ser classificada como:
- Água livre ou Água de Drenagem : envolve o transporte de material em solução e em suspensão durante a drenagem do solo. É a água que percola no solo quando este está molhado como após a chuva.
- Água Adsorvida: é a água que está presa em pequenos poros do solo e a fase aquosa na qual as reações químicas acontecem. É chamada de "solução do solo", na qual estão dissolvidos os elementos químicos nutrientes e outros compostos solúveis.
18/11/2013
algoritmo "Aumento Salarial_2"
// Faca um algoritmo que receba o salario-base de um funcionario, calcule e mostre o salario
// a receber, sabendo-se que esse funcionario tem gratificacao de 5% sobre o
// salario base e paga imposto de 7% sobre o salario base.
var
sal,grat,imp,desc,novoSal:real
inicio
escreval("Digite o salario base do funcionario")
leia(sal)
grat <- sal*0.05
imp <- sal*0.07
desc <- sal-imp
novoSal <- desc+grat
escreval("O salario do funcionario a receber e:", novoSal)
fimalgoritmo
// Faca um algoritmo que receba o salario-base de um funcionario, calcule e mostre o salario
// a receber, sabendo-se que esse funcionario tem gratificacao de 5% sobre o
// salario base e paga imposto de 7% sobre o salario base.
var
sal,grat,imp,desc,novoSal:real
inicio
escreval("Digite o salario base do funcionario")
leia(sal)
grat <- sal*0.05
imp <- sal*0.07
desc <- sal-imp
novoSal <- desc+grat
escreval("O salario do funcionario a receber e:", novoSal)
fimalgoritmo
15/11/2013
//Ler um número inteiro e mostre uma mensagem indicativa
//de que este número é par ou ímpar e se este é positivo ou negativo.
var
num,resto : inteiro
inicio
escreval("Digite um número")
leia(num)
resto <- num mod 2
se ( resto = 0) entao
escreva("O numero é par e")
senao
escreva("O numero é ímpar e")
fimse
se ( num >= 0) entao
escreval(" positivo.")
senao
escreval(" negativo.")
fimse
fimalgoritmo
//de que este número é par ou ímpar e se este é positivo ou negativo.
var
num,resto : inteiro
inicio
escreval("Digite um número")
leia(num)
resto <- num mod 2
se ( resto = 0) entao
escreva("O numero é par e")
senao
escreva("O numero é ímpar e")
fimse
se ( num >= 0) entao
escreval(" positivo.")
senao
escreval(" negativo.")
fimse
fimalgoritmo
14/11/2013
//Leia 3 (três) números;Calcule o quadrado deles individualmente;
//Se o valor do quadrado do segundo número for >= 1000, exiba este
//e finalize. Caso contrário, exiba os valores lidos e seus//respectivos quadrados.
RESOLUÇÃO NO VISUALG:
var
n1,n2,n3,cal11, cal12, cal13: real
inicio
escreval("Digite o primeiro numero")
leia(n1)
escreval("Digite o segundo numero")
leia(n2)
escreval("Digite o terceiro numero")
leia(n3)
cal11 <- n1 * n1
cal12 <- n2 * n2
cal13 <- n3 * n3
se (cal12 >= 1000) entao
escreval("o quadrado é:", cal12)
senao
escreval("Primeiro valor lido:",n1)
escreval("Seu quadrado é:", cal11)
escreval("---------------------------")
escreval("Segundo valor lido:", n2)
escreval("Seu quadrado é:", cal12)
escreval("---------------------------")
escreval("Terceiro valor lido:", n3)
escreval("Seu quadrado é:", cal13)
fimse
// Seção de Comandos
fimalgoritmo
//Se o valor do quadrado do segundo número for >= 1000, exiba este
//e finalize. Caso contrário, exiba os valores lidos e seus//respectivos quadrados.
RESOLUÇÃO NO VISUALG:
var
n1,n2,n3,cal11, cal12, cal13: real
inicio
escreval("Digite o primeiro numero")
leia(n1)
escreval("Digite o segundo numero")
leia(n2)
escreval("Digite o terceiro numero")
leia(n3)
cal11 <- n1 * n1
cal12 <- n2 * n2
cal13 <- n3 * n3
se (cal12 >= 1000) entao
escreval("o quadrado é:", cal12)
senao
escreval("Primeiro valor lido:",n1)
escreval("Seu quadrado é:", cal11)
escreval("---------------------------")
escreval("Segundo valor lido:", n2)
escreval("Seu quadrado é:", cal12)
escreval("---------------------------")
escreval("Terceiro valor lido:", n3)
escreval("Seu quadrado é:", cal13)
fimse
// Seção de Comandos
fimalgoritmo
23/10/2013
//construa um algoritmo que leia um numero verifique, se o mesmo é
// par e menor que 10 ou maior que 30, no final escreval se o numero atende essas condicoes
// caso contrario indique que o numero nao atende essas condicoes.
var x, par: inteiro
inicio
escreval ("Digite um número inteiro")
leia (x)
par <- x mod 2
se (par =0) entao
escreval (x," É par ")
senao
escreval (x, " Não é par")
fimse
se (par <>0)entao
escreval ("Não atende essas condicoes")
fimse
se (par =0) entao
se (x <10) ou (x >30)entao
escreval ("Atende as condicoes")
senao
escreval ("Não atende essas condicoes")
fimse
fimse
fimalgoritmo
// : faca um algoritmo que leia um numero e apresente um numero se ele
//for par, caso nao seja par solicite o numero novamente. (repetir enquanto for impar repita)
var x, par : inteiro
inicio
par <-1
enquanto par <>0 faca
escreval ("Digite um número")
leia (x)
par <- x mod 2
se (par = 0) entao
escreval ("O número é par")
senao
escreval ("É ímpar")
fimse
fimenquanto
fimalgoritmo
//apresente os resultados da potencia de 3
//varianddo espoente 0 ate o expoente 15 deve ser considerado que qualquer numero elevado a 0
//é igual a 1 e elevado a 1 é ele proprio
var ex: inteiro
inicio
ex <-0
enquanto (ex <= 15) faca
escreval ("3^",ex, "=", 3^ex)
ex <-ex+1
fimenquanto
fimalgoritmo
//faca um algoritmo que leia a tabuada
var
n: inteiro
cont: inteiro
inicio
escreval ("Digite o número da tabuada")
leia (n)
cont <-1
enquanto (cont <= 10) faca
escreval (n," x", cont, "=",n*cont)
cont <- cont+1
fimenquanto
fimalgoritmo
// par e menor que 10 ou maior que 30, no final escreval se o numero atende essas condicoes
// caso contrario indique que o numero nao atende essas condicoes.
var x, par: inteiro
inicio
escreval ("Digite um número inteiro")
leia (x)
par <- x mod 2
se (par =0) entao
escreval (x," É par ")
senao
escreval (x, " Não é par")
fimse
se (par <>0)entao
escreval ("Não atende essas condicoes")
fimse
se (par =0) entao
se (x <10) ou (x >30)entao
escreval ("Atende as condicoes")
senao
escreval ("Não atende essas condicoes")
fimse
fimse
fimalgoritmo
// : faca um algoritmo que leia um numero e apresente um numero se ele
//for par, caso nao seja par solicite o numero novamente. (repetir enquanto for impar repita)
var x, par : inteiro
inicio
par <-1
enquanto par <>0 faca
escreval ("Digite um número")
leia (x)
par <- x mod 2
se (par = 0) entao
escreval ("O número é par")
senao
escreval ("É ímpar")
fimse
fimenquanto
fimalgoritmo
//apresente os resultados da potencia de 3
//varianddo espoente 0 ate o expoente 15 deve ser considerado que qualquer numero elevado a 0
//é igual a 1 e elevado a 1 é ele proprio
var ex: inteiro
inicio
ex <-0
enquanto (ex <= 15) faca
escreval ("3^",ex, "=", 3^ex)
ex <-ex+1
fimenquanto
fimalgoritmo
//faca um algoritmo que leia a tabuada
var
n: inteiro
cont: inteiro
inicio
escreval ("Digite o número da tabuada")
leia (n)
cont <-1
enquanto (cont <= 10) faca
escreval (n," x", cont, "=",n*cont)
cont <- cont+1
fimenquanto
fimalgoritmo
14/10/2013
Faça um algoritmo que leia
as 3 notas de um aluno e calcule a média final deste aluno. Considerar que a
média é ponderada e que o peso das notas é: 2,3 e 5, respectivamente.
algoritmo "Notas"
var
n1, n2, n3, media, Nexame, Mfinal, Nfinal: real
inicio
escreval ("Digite a primeira nota ")
leia (n1)
escreval ("Digite a segunda nota")
leia (n2)
escreval ("Digite a terceira nota")
leia (n3)
media <- (n1/2) + (n2/3)+ (n3/5)
escreval ("A Média final é: ",media)
se (media >= 7) entao
escreval ("Aprovado")
senao
se (media <4) entao
escreval ("Reprovado")
senao
escreval ("Você está de Exame final")
escreva
escreval ("Digite a nota do exame final")
leia (Nexame)
Mfinal <-(Nexame + media) /2
se (Mfinal >= 6) entao
escreval ("Aprovado no Exame Final")
senao
escreval ("Reprovado no Exame Final")
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
Calcule a média aritmética
das 3 notas de um aluno e mostre, além do valor da média, uma mensagem de
"Aprovado", caso a média seja igual ou superior a 6, ou a mensagem
"reprovado", caso contrário.
algoritmo "Media semestral"
var
n1, n2, n3, media, mediafinal, notaexame: real
inicio
escreval ("Digite a primeira nota ")
leia (n1)
escreval ("Digite a segunda nota")
leia (n2)
escreval ("Digite a terceira nota")
leia (n3)
media <- (n1+ n2+ n3)/3
escreval ("A média final é: ", media)
se media >=6 entao
escreval ("Aprovado")
senao
se media < 4 entao
escreval ("Reprovado")
senao
escreval ("Exame final")
escreval ("Digite a nota do exame final")
leia (notaexame)
mediafinal <- (notaexame + media)/2
se (mediafinal >=6) entao
escreval ("Aprovado no exame no final")
senao
escreval ("Reprovado no exame final")
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
Efetuar o cálculo da
quantidade de litros de combustível gasto em uma viagem utilizando um automóvel
que faz 12 Km/ litro. Para obter o cálculo, o usuário deve fornecer o tempo
gasto e a velocidade média durante a viagem. Desta forma será possível obter a
distância percorrida com a fórmula da Distancia ← Tempo * Velocidade. A partir
do valor da distância, basta calcular a quantidade de litros de combustível
utilizada na viagem com a fórmula LitrosUsados ← Distancia / 12. O programa
deve apresentar os valores da velocidade média, tempo gasto, distância
percorrida e a quantidade de litros utilizada na viagem. O tempo deve ser em
horas.
algoritmo "Litros"
var
litro_usado, distancia, tempo,vm: real
inicio
escreval ("Digite o tempo gasto em HORAS")
leia (tempo)
escreval ("Digite a velocidade média em KM/h")
leia (vm)
distancia <- (tempo * vm)
litro_usado <- distancia/12
escreval ("A velocidade média era de ",vm, " KM/h")
escreval ("O tempo gasto foi : ", tempo, " horas")
escreval ("A distancia percorrida foi: ",distancia, "KM")
escreval ("A quantidade de litro (s) usado (s) foi: ",litro_usado, " Litro (s)")
fimalgoritmo
Escrever um algoritmo que
lê a hora de início e hora de término de um jogo, ambas subdivididas em dois
valores distintos : horas e minutos. Calcular e escrever a duração do jogo,
também em horas e minutos, considerando que o tempo máximo de duração de um
jogo é de 24 horas e que o jogo pode iniciar em um dia e terminar no dia
seguinte.
algoritmo "semnome"
var
horainicio, horafim, mininicio, minfim, durahora, duracao_minuto: numerico
inicio
escreval ("Digite a hora de inicio")
leia (horainicio)
escreval ("digite a hora final")
leia (horafim)
escreval ("digite os minutos do termino")
leia (minfim)
se horainicio < horafim entao
durahora <- horafim-horainicio
senao
durahora <- (24 - horainicio)+ horafim
fimse
se (mininicio < minfim) entao
duracao_minuto <- (minfim - mininicio)
senao
duracao_minuto <- 60 - mininicio + minfim
durahora <- durahora - 1
fimse
escreval ("duracao: ", durahora, " horas")
fimalgoritmo
Criar um algoritmo em
PORTUGOL para calcular e apresentar o valor do volume de
uma lata de óleo, utilizando a
fórmula:
V = 3.14159
× R² × h
Onde V é o volume, R é o raio e
h é a altura.
algoritmo "volume"
var volume, raio, altura: real
inicio
escreval ("Digite o raio do circulo em metros")
leia (raio)
escreval ("Digite a altura do cilindro em metros")
leia (altura)
volume <- (raio^2*altura*3.14)
escreval ("Volume do cilindro é de: ", volume, " centimetros cúbicos")
fimalgoritmo
A CEF concederá um crédito
especial com juros de 2% aos seus clientes de acordo
com o saldo médio no último
ano. Fazer um algoritmo em PORTUGOL que leia o saldo médio de um cliente e
calcule o valor do crédito de acordo com a tabela a seguir.
Imprimir uma mensagem
informando o saldo médio e o valor de crédito.
Saldo Médio Percentual
De 0 a 500 Nenhum crédito
De 501 a 1000 30% do valor do saldo médio
De 1001 a 3000 40% do valor do saldo médio
Acima de 3001 50% do valor do saldo médio
algoritmo "CRÉDITO"
var
saldo, credito: real
inicio
leia (saldo)
se (saldo <= 500) entao
credito <-0
escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
escreval ("Seu crédito especial é de: ", credito, " R$")
senao
se (saldo >500) entao
se (saldo <=1000) entao
credito <- 0.30 * saldo
escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
senao
se (saldo > 1001) entao
se (saldo < 3000) entao
credito <- 0.40 * saldo
escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
senao
se (saldo >= 3000) entao
credito <- 0.50 * saldo
escreval ("Saldo médio de: ", saldo)
escreval ("Credito especial é de: ", credito, " R$")
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que apure uma eleição com
três candidatos. O algoritmo deve realizar as seguintes tarefas:
- Calcular o total de votos para cada candidato;
- Calcular a quantidade de votos nulos;
- Calcular a quantidade de votos em branco;
- Calcular o percentual de votos em branco e nulos em relação ao total.
- A votação deve obedecer as seguintes convenções:
1,2,3 => votos dos candidatos
4 => votos em branco
5 => votos nulos
0 => encerramento da apuração
- Calcular o total de votos para cada candidato;
- Calcular a quantidade de votos nulos;
- Calcular a quantidade de votos em branco;
- Calcular o percentual de votos em branco e nulos em relação ao total.
- A votação deve obedecer as seguintes convenções:
1,2,3 => votos dos candidatos
4 => votos em branco
5 => votos nulos
0 => encerramento da apuração
algoritmo "VOTOS"
Var
voto,Cand1,Cand2,Cand3,Nulo,Branco,Total:inteiro
Pnulos,Pbrancos:Real
inicio
Cand1 <-0
Cand2 <-0
Cand3 <-0
Nulo <-0
Branco <-0
escreval ("Digite 0 - Para Sair")
escreval ("Digite 1 - 1° Candidato")
escreval ("Digite 2 - 2° Candidato")
escreval ("Digite 3 - 3° Candidato")
escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
leia(voto)
enquanto voto <> 0 faca
escolha voto
caso 1
Cand1 <- Cand1 + 1
caso 2
Cand2 <- Cand2 + 1
caso 3
Cand3 <- Cand3 + 1
caso 4
Branco <- Branco + 1
caso 5
Nulo <- Nulo + 1
outrocaso
escreval ("Digite de 0 a 5")
fimescolha
total <- total + 1
escreval ("Digite 0 - Para Sair")
escreval ("Digite 1 - 1 Candidato")
escreval ("Digite 2 - 2 Candidato")
escreval ("Digite 3 - 3 Candidato")
escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
leia (voto)
limpatela
fimenquanto
Pbrancos <- (Branco*total)/100
Pnulos <- (Nulo*total)/ 100
escreval ("Total de votos para cada candidato, votos brancos e nulos")
escreval ("Candidato 1 recebeu",Cand1, " votos")
escreval ("Candidato 2 recebeu",Cand2, " votos")
escreval ("Candidato 3 recebeu",Cand3, " votos")
escreval ("Votos Nulos ",Nulo)
escreval ("Votos em Brancos ",Branco)
escreval ("Porcentagem de votos Branco ",Pbrancos," %")
escreval ("Porcentagem de votos Nulos ",Pnulos," %")
fimalgoritmo
Var
voto,Cand1,Cand2,Cand3,Nulo,Branco,Total:inteiro
Pnulos,Pbrancos:Real
inicio
Cand1 <-0
Cand2 <-0
Cand3 <-0
Nulo <-0
Branco <-0
escreval ("Digite 0 - Para Sair")
escreval ("Digite 1 - 1° Candidato")
escreval ("Digite 2 - 2° Candidato")
escreval ("Digite 3 - 3° Candidato")
escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
leia(voto)
enquanto voto <> 0 faca
escolha voto
caso 1
Cand1 <- Cand1 + 1
caso 2
Cand2 <- Cand2 + 1
caso 3
Cand3 <- Cand3 + 1
caso 4
Branco <- Branco + 1
caso 5
Nulo <- Nulo + 1
outrocaso
escreval ("Digite de 0 a 5")
fimescolha
total <- total + 1
escreval ("Digite 0 - Para Sair")
escreval ("Digite 1 - 1 Candidato")
escreval ("Digite 2 - 2 Candidato")
escreval ("Digite 3 - 3 Candidato")
escreval ("Digite 4 - Votar em Branco")
escreval ("Digite 5 - Votar Nulo")
leia (voto)
limpatela
fimenquanto
Pbrancos <- (Branco*total)/100
Pnulos <- (Nulo*total)/ 100
escreval ("Total de votos para cada candidato, votos brancos e nulos")
escreval ("Candidato 1 recebeu",Cand1, " votos")
escreval ("Candidato 2 recebeu",Cand2, " votos")
escreval ("Candidato 3 recebeu",Cand3, " votos")
escreval ("Votos Nulos ",Nulo)
escreval ("Votos em Brancos ",Branco)
escreval ("Porcentagem de votos Branco ",Pbrancos," %")
escreval ("Porcentagem de votos Nulos ",Pnulos," %")
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que leia uma quantidade
indeterminada de números inteiros positivos e identifique qual foi o maior
número digitado. O final da série de números digitada deve ser indicada pela
entrada de -1.
algoritmo "NUMEROMAIOR"
var
num,maior,menor:real
inicio
repita
escreval("digite um numero qualquer: |DIGITE (-1) FINALIZAR A EXECUÇÃO")
leia(num)
se num >= maior entao
maior <- num
senao
menor <- num
fimse
ate num = -1
escreval("o maior numero digitado foi: ",maior)
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que leia três valores inteiros e os imprima em ordem crescente
Obs: se quiser usar com vetor segue abaixo
algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 19/09/2013
// Seção de Declarações
var
num1, num2, num3: inteiro
ordena: vetor[1..3] de inteiro
inicio
// Seção de Comandos
escreva("Digite o primeiro número: ")
leia(num1)
escreva("Digite o segundo número: ")
leia(num2)
escreva("Digite o terceiro número: ")
leia(num3)
se num1 > num2 entao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num2
se num3 > num1 entao
ordena[3] <- num3
ordena[2] <- num1
ordena[1] <- num2
senao
se num3 > num2 entao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num3
ordena[1] <- num2
senao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num2
ordena[1] <- num3
fimse
fimse
senao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num1
se num3 > num2 entao
ordena[3] <- num3
ordena[2] <- num2
ordena[1] <- num1
senao
se num3 > num1 entao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num3
ordena[1] <- num1
senao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num1
ordena[1] <- num3
fimse
fimse
fimse
escreval("Os números em ordem crescente são: ")
escreval(">",ordena[1])
escreval(">",ordena[2])
escreval(">",ordena[3])
fimalgoritmo
ou se quiser usar normal
algoritmo "ORDEM CRESCENTE"
var n1,n2,n3: inteiro
inicio
escreval ("Digite 3 numeros")
leia (n1,n2,n3)
se (n1 > n2) e (n2 > n3) entao
escreval (n3,n2,n1)
senao
se (n2 > n1) e (n1 > n3) entao
escreval (n3,n1,n2)
senao
se (n2 > n3) e (n3 > n1) entao
escreval (n1,n3,n2)
senao
se (n1 > n3) e (n3 > n2) entao
escreval (n2,n3,n1)
senao
se (n3 > n2) e (n2 > n1) entao
escreval (n1,n2,n3)
senao
se (n3 > n2) e (n1 > n2) entao
escreval (n2,n1,n3)
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
algoritmo "Numeros primos"
var
N, divisor, Y: inteiro
inicio
escreval ("Digite um numero natural maior que 0")
leia (N)
divisor <-0
para Y de 1 ate N faca
se (N mod Y = 0) entao
divisor <- divisor +1
fimse
fimpara
se (divisor = 2) entao
escreval ("O numero",N, " é primo")
senao
escreval ("O numero", N, " não é primo")
fimse
fimalgoritmo
algoritmo "NUMEROMAIOR"
var
num,maior,menor:real
inicio
repita
escreval("digite um numero qualquer: |DIGITE (-1) FINALIZAR A EXECUÇÃO")
leia(num)
se num >= maior entao
maior <- num
senao
menor <- num
fimse
ate num = -1
escreval("o maior numero digitado foi: ",maior)
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que leia três valores inteiros e os imprima em ordem crescente
Obs: se quiser usar com vetor segue abaixo
algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 19/09/2013
// Seção de Declarações
var
num1, num2, num3: inteiro
ordena: vetor[1..3] de inteiro
inicio
// Seção de Comandos
escreva("Digite o primeiro número: ")
leia(num1)
escreva("Digite o segundo número: ")
leia(num2)
escreva("Digite o terceiro número: ")
leia(num3)
se num1 > num2 entao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num2
se num3 > num1 entao
ordena[3] <- num3
ordena[2] <- num1
ordena[1] <- num2
senao
se num3 > num2 entao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num3
ordena[1] <- num2
senao
ordena[3] <- num1
ordena[2] <- num2
ordena[1] <- num3
fimse
fimse
senao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num1
se num3 > num2 entao
ordena[3] <- num3
ordena[2] <- num2
ordena[1] <- num1
senao
se num3 > num1 entao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num3
ordena[1] <- num1
senao
ordena[3] <- num2
ordena[2] <- num1
ordena[1] <- num3
fimse
fimse
fimse
escreval("Os números em ordem crescente são: ")
escreval(">",ordena[1])
escreval(">",ordena[2])
escreval(">",ordena[3])
fimalgoritmo
ou se quiser usar normal
algoritmo "ORDEM CRESCENTE"
var n1,n2,n3: inteiro
inicio
escreval ("Digite 3 numeros")
leia (n1,n2,n3)
se (n1 > n2) e (n2 > n3) entao
escreval (n3,n2,n1)
senao
se (n2 > n1) e (n1 > n3) entao
escreval (n3,n1,n2)
senao
se (n2 > n3) e (n3 > n1) entao
escreval (n1,n3,n2)
senao
se (n1 > n3) e (n3 > n2) entao
escreval (n2,n3,n1)
senao
se (n3 > n2) e (n2 > n1) entao
escreval (n1,n2,n3)
senao
se (n3 > n2) e (n1 > n2) entao
escreval (n2,n1,n3)
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
Construa um algoritmo que
receba um número inteiro e verifique se o mesmo é primo.
algoritmo "Numeros primos"
var
N, divisor, Y: inteiro
inicio
escreval ("Digite um numero natural maior que 0")
leia (N)
divisor <-0
para Y de 1 ate N faca
se (N mod Y = 0) entao
divisor <- divisor +1
fimse
fimpara
se (divisor = 2) entao
escreval ("O numero",N, " é primo")
senao
escreval ("O numero", N, " não é primo")
fimse
fimalgoritmo
Uma empresa de locação de
veículos cobra pelo uso de seus veículos populares a partir da regra abaixo:
- 45.00 reais para cada dia de
uso como custo fixo;
- 0.50 reais para cada
quilômetro que exceder o total de quilômetros dados de cortesia. A cada dia o
usuário tem direito a 60 quilômetros de cortesia.
O usuário efetua o pagamento
somente ao devolver o carro à empresa de locação. Escreva um programa que leia
o número de dias que o usuário ficou com o carro e a quilometragem do mesmo e
imprima o valor pago.
algoritmo "LOCACAO DIARIA"
var dias: inteiro
km, vp, ve : real
inicio
escreval ("digite o total de dias do aluguel")
leia (dias)
escreval ("digite o km percorrido no total")
leia (km)
vp <- dias * 45
ve <- km - (60 * dias)
se (ve > 0) entao
vp <- vp + (0.50 * ve)
fimse
escreval ("O valor a pagar e ",vp)
fimalgoritmo
Criar um algoritmo em
PORTUGOL que leia o número correspondente ao mês atual e
os dígitos (somente os quatro
números) de uma placa de veículo, e através do número
finalizador da placa (algarismo
da casa das unidades) determine se o IPVA do veículo
vence no mês corrente.
Final 1 – mês (1) – Janeiro
Final 6 – mês (6) – Junho
Final 2 – mês (2) – Fevereiro
Final 7 – mês (7) – Julho
Final 3 – mês (3) – Março Final
8 – mês (8) – Agosto
Final 4 – mês (4) – Abril Final
9 – mês (9) – Setembro
Final 5 – mês (5) – Maio Final
0 – mês (10) – Outubro
Algoritmo "PLACA"
var mes, num, placa: inteiro
inicio
escreval ("digite o mes atual em número: ")
leia (mes)
escreval ("digite o numero da (placa): ")
leia (num)
escreval ("digite o final da (placa): ")
leia (placa)
se (placa = 1) entao
escreval ("(placa) final -1 mês (1) - Janeiro " )
fimse
se (placa) = 2 entao
escreval ("(placa) final 2 - mês (2) - Fevereiro")
fimse
se (placa) = 3 entao
escreval ("(placa) final 3 - mês (3) - Março")
fimse
se (placa) = 4 entao
escreval ("(placa) final 4 - mês (4) - Abril")
fimse
se (placa) = 5 entao
escreval ("(placa) final 5 - mês (5) - Maio")
fimse
se (placa) = 6 entao
escreval ("(placa) final 6 - mês (6) - Junho")
fimse
se (placa) = 7 entao
escreval ("(placa) final 7 - mês (7) - Julho")
fimse
se (placa) = 8 entao
escreval ("(placa) final 8 - mês (8) - Agosto")
fimse
se (placa) = 9 entao
escreval ("(placa) final 9 - mês (9)- Setembro")
fimse
se (placa = 10) ou (placa = 0) entao
escreval ("(placa) final 10 - mês (10) - outubro")
fimse
se (placa) = 11 entao
escreval ("(placa) final 11 - mês (11) - Novembro")
fimse
se (placa) = 12 entao
escreval ("(placa) final 12 - mês (12) - Dezembro")
fimse
fimalgoritmo
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