Exercício:
1) Calcule o volume corte, de transporte e o momento de transporte de terra para execução das sapatas abaixo, considerando que elas serão executadas com escoramento em terra seca e com uma profundidade de 1,75 m. (Obs. considere a distância de 5 Km).
Obs1= Aumentar 10 cm de cada lado
Obs2 = Terra seca tem 26% de empolamento
Resolução:
Area = 3 x 2,2 = 6,6 m2
Volume de corte = 6,6 x 1,75 = 11,55 m3
Fator de interpolamento = (26% / 100) +1 = 1,26%
Volume de transporte = 11,55 x 1,26 = 14,55 m3
Momento de transporte = Vol x distância = 14,55 m3 x 5 km = 72,75 km . m3
2) Calcule a quantidade de fôrma, concreto e aço para execução do pilar apresentado, considerando que estamos executando o subsolo 2.
Resolução:
Quantidade de aço: Ø5 = (2 x 19 x 1,58 + 3 x 19 x 0,37) 0,157 = 12,47 Kg
Quantidade de aço: Ø16 = (16 x 3,54) 1,57 = 88,92 Kg
∑Ø = 101,39 Kg de aço
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17/05/2016
15/05/2016
Resistência dos Materiais 2
7.5) Se as viga de abas largas for submetida a um cisalhamento V= 125 KN, determine a tensão de cisalhamento a qual a alma da viga resistirá.
Resolução:
Ix = 222135416,66 mm4
Ms = 125 . 25 . 62,5 + 200 . 25 . 137,5
Ms = 882812,5 mm3
Resolução:
Ix = 222135416,66 mm4
Ms = 125 . 25 . 62,5 + 200 . 25 . 137,5
Ms = 882812,5 mm3
14/05/2016
Algoritmo 2 C/C++
Escreva uma função que receba como parâmetro a hora de início e a hora
de término de um jogo, ambas subdivididas em dois valores distintos: horas e
minutos. A função deverá retornar a duração expressa em minutos,
considerando que o tempo máximo de duração de um jogo é de 24 horas e
que ele pode começar em um dia e terminar no outro.
#include<stdio.h>
int jogo(){
int h1,m1,h2,m2,t;
printf("Digite a hora e depois os minutos do inicio do jogo\n");
scanf("%d%d",&h1,&m1);
printf("digite a hora e depois os minutos do fim do jogo\n");
scanf("%d%d",&h2,&m2);
if(h1==h2&&m1==m2) //considerando que houve jogatina
t=1140;
else{
if(m1>m2){
if(h1>h2)
t=(((h2+24)-h1)*60)+((m2+60)-m1);
else
t=((h2-h1)*60)+((m2+60)-m1);
}
else{
if(h1>h2)
t=(((h2+24)-h1)*60)+(m2-m1);
else
t=((h2-h1)*60)+(m2-m1);
}
}
return t;
}
main(){
int partida;
partida=jogo();
printf("Tempo de jogo foi %d minutos",partida);
return 0;
}
#include<stdio.h>
int jogo(){
int h1,m1,h2,m2,t;
printf("Digite a hora e depois os minutos do inicio do jogo\n");
scanf("%d%d",&h1,&m1);
printf("digite a hora e depois os minutos do fim do jogo\n");
scanf("%d%d",&h2,&m2);
if(h1==h2&&m1==m2) //considerando que houve jogatina
t=1140;
else{
if(m1>m2){
if(h1>h2)
t=(((h2+24)-h1)*60)+((m2+60)-m1);
else
t=((h2-h1)*60)+((m2+60)-m1);
}
else{
if(h1>h2)
t=(((h2+24)-h1)*60)+(m2-m1);
else
t=((h2-h1)*60)+(m2-m1);
}
}
return t;
}
main(){
int partida;
partida=jogo();
printf("Tempo de jogo foi %d minutos",partida);
return 0;
}
Escreva uma função que receba como parâmetro uma matriz A(12,12) e
retorne a média aritmética dos elementos abaixo da diagonal principal.
# include <stdio.h>
# include <stdlib.h>
int const linha = 4, coluna = 4; // Quantidade de linhas e Colunas da Matriz
float Abaixo_Diagonal(float Matriz[linha][coluna]); // Declarando a função Abaixo da Diagonal
int main(){
float resultado, Matriz_A[linha][coluna];
int i, j;
printf("\n\n");
printf(" Media Aritmetica dos Elementos Abaixo da Diagonal Principal da uma Matriz");
printf("\n\n\t");
printf("Informe os Elementos da Matriz:");
printf("\n\n");
for(i = 0; i < linha; i++){ // laço para ler os elementos da Matriz
for(j = 0; j < coluna; j++){
scanf("%f", &Matriz_A[i][j]);
}
}
system("cls"); // limpar a tela
printf("\n\n\t");
printf("A Matriz %dx%d eh: ",linha, coluna);
printf("\n\n\n");
for(i = 0; i < linha; i++){ // laço para exibir na tela a Matriz
for(j = 0; j < coluna; j++){
printf("%.2f", Matriz_A[i][j]);
printf("\t");
}
printf("\n\n");
}
Abaixo_Diagonal(Matriz_A); // Chamanado a função Abaixo da Diagonal
resultado = Abaixo_Diagonal(Matriz_A); // resultado recebe a media aritmetica calculado pela funcao
printf("\n\n");
printf("A Media Aritmetica dos Elementos Abaixo da Diagonal Principal eh: %.2f", resultado);
printf("\n\n");
}
float Abaixo_Diagonal(float Matriz[linha][coluna]){ // Declarando a função Abaixo da Diagonal
float somou, contador;
int i, j;
somou = 0;
contador = 0;
for(i = 0; i < linha; i++){
for(j = 0; j < coluna; j++){
if(j < i){
somou = somou + Matriz[i][j];
contador = contador + 1;
}
}
}
somou = somou / contador;
return somou;
}
13/05/2016
Algoritmo 2 C / C++
3) Elabore uma função que receba um número e apresente sua raiz
quadrada.
# include <stdio.h>
# include <stdlib.h>
# include <math.h> // Biblioteca para usar raiz quadrada
void Raiz_Quadrada(float x); // Declarando a Função
int main(){
float numero;
printf("\n\n\t\t");
printf("Este Programa Exibi a Raiz Quadrade de um Numero");
printf("\n\n\t");
printf("Informe um Numero Maior do que 0: ");
scanf("%f", &numero);
while(numero < 0 ){ // Condição para verificar se o numero é menor do que Zero
system("cls"); // Serve para limpar a tela
printf("\a\n\n\t");
printf("Por favor, Digite um Numero Maior do que Zero: ");
scanf("%f", &numero);
}
Raiz_Quadrada(numero); // Chamando a função Raiz Quadrada
system("pause");
}
void Raiz_Quadrada(float x){
float resposta;
resposta = sqrt(x);
system("cls");
printf("\n\n\t");
printf("A Raiz Quadrade de %.2f eh: %.2f", x, resposta);
printf("\n\n");
}
4) Escreva um programa contendo uma função que receba 3 números inteiros a, b e c, sendo a maior que 1. A função deverá somar todos os inteiros entre b e c que sejam divisíveis por a (inclusive b e c) e retornar o resultado para ser impresso na função principal.
#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>
int intervalo(int l, int m, int n); // SubRotina intervalo
int main(){
int a, b, c;
int auxiliar, somatoria;
a = 0;
while(a <= 1 || b < a || c < a){ // enquanto 'A for menor ou igual 1, ou enquanto 'B ou 'C for menor do que 'A. FAÇA
system("cls");
printf("\n\n\t\t");
printf("Digite tres numeros inteiros (A, B, C)");
printf("\n\n\n\t");
printf("Digite o valor de A (A deve ser maior do que 1): ");
scanf("%d", &a);
printf("\n\n\t");
printf("Digite o valor de B (B deve ser maior ou igual a A): ");
scanf("%d", &b);
printf("\n\n\t");
printf("Digite o valor de C (C deve ser maior ou igual a A): ");
scanf("%d", &c);
printf("\n\n\t");
}
if(b > c){ // organiza em ordem crescente {B, ... , C}
auxiliar = b;
b = c;
c = auxiliar;
}
somatoria = intervalo(a, b, c); // chamando a subRotina intervalo
printf("A soma dos N' inteiros entre %d e %d divisiveis por %d e: %d", b, c, a, somatoria);
printf("\n\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
int intervalo(int l, int m, int n){
int soma, resto, i;
soma = 0;
for(i = m; i <= n; i++){ // laço de repetição de 'M até 'N. {M, ... , N}.
resto = m % l;
if(resto == 0){ // condição: se o 'resto for igual a zero. ENTÃO
soma = soma + m;
}
m = m + 1;
}
return soma; // retorna a soma
}
# include <stdio.h>
# include <stdlib.h>
# include <math.h> // Biblioteca para usar raiz quadrada
void Raiz_Quadrada(float x); // Declarando a Função
int main(){
float numero;
printf("\n\n\t\t");
printf("Este Programa Exibi a Raiz Quadrade de um Numero");
printf("\n\n\t");
printf("Informe um Numero Maior do que 0: ");
scanf("%f", &numero);
while(numero < 0 ){ // Condição para verificar se o numero é menor do que Zero
system("cls"); // Serve para limpar a tela
printf("\a\n\n\t");
printf("Por favor, Digite um Numero Maior do que Zero: ");
scanf("%f", &numero);
}
Raiz_Quadrada(numero); // Chamando a função Raiz Quadrada
system("pause");
}
void Raiz_Quadrada(float x){
float resposta;
resposta = sqrt(x);
system("cls");
printf("\n\n\t");
printf("A Raiz Quadrade de %.2f eh: %.2f", x, resposta);
printf("\n\n");
}
4) Escreva um programa contendo uma função que receba 3 números inteiros a, b e c, sendo a maior que 1. A função deverá somar todos os inteiros entre b e c que sejam divisíveis por a (inclusive b e c) e retornar o resultado para ser impresso na função principal.
#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>
int intervalo(int l, int m, int n); // SubRotina intervalo
int main(){
int a, b, c;
int auxiliar, somatoria;
a = 0;
while(a <= 1 || b < a || c < a){ // enquanto 'A for menor ou igual 1, ou enquanto 'B ou 'C for menor do que 'A. FAÇA
system("cls");
printf("\n\n\t\t");
printf("Digite tres numeros inteiros (A, B, C)");
printf("\n\n\n\t");
printf("Digite o valor de A (A deve ser maior do que 1): ");
scanf("%d", &a);
printf("\n\n\t");
printf("Digite o valor de B (B deve ser maior ou igual a A): ");
scanf("%d", &b);
printf("\n\n\t");
printf("Digite o valor de C (C deve ser maior ou igual a A): ");
scanf("%d", &c);
printf("\n\n\t");
}
if(b > c){ // organiza em ordem crescente {B, ... , C}
auxiliar = b;
b = c;
c = auxiliar;
}
somatoria = intervalo(a, b, c); // chamando a subRotina intervalo
printf("A soma dos N' inteiros entre %d e %d divisiveis por %d e: %d", b, c, a, somatoria);
printf("\n\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
int intervalo(int l, int m, int n){
int soma, resto, i;
soma = 0;
for(i = m; i <= n; i++){ // laço de repetição de 'M até 'N. {M, ... , N}.
resto = m % l;
if(resto == 0){ // condição: se o 'resto for igual a zero. ENTÃO
soma = soma + m;
}
m = m + 1;
}
return soma; // retorna a soma
}
12/05/2016
Algoritmo 2 C/C++
1) Formule um programa que receba os valores de contas a pagar ao longo
do ano, de modo que cada linha representa um mês do ano e cada coluna
uma semana do mês. Com isso, temos uma matriz
12 x 4. Calcule e imprima:
total de contas a pagar por mês e o total anual.
# include <stdio.h>
# include <stdlib.h>
const int quant_mes = 12; // quantidade de Meses
const int quant_semana = 4; // quantidade de semanas
int main(){
int i, j, auxiliar;
float gastos[quant_mes][quant_semana], mes[quant_mes], total_anual;
printf("\n\n\t\t");
printf("Informe Gastos ao Longo do Ano");
printf("\n\n\n\t");
for(i = 0; i < quant_mes; i++){
printf("Mes %d:", i + 1);
printf("\n\n");
for(j = 0; j < quant_semana; j++){
printf("%d Semana R$: ", j + 1);
scanf("%f", &gastos[i][j]);
}
printf("\n");
}
for(i = 0; i < quant_mes; i ++){ // Zerando o Vetor total do Mês
mes[i] = 0;
}
total_anual = 0;
for(i = 0; i < quant_mes; i++){
for(j = 0; j < quant_semana; j++){ // Somando o Total de Gastos num mes
mes[i] = mes[i] + gastos[i][j];
}
total_anual = total_anual + mes[i]; // Somando o Total de Gastos de todos os meses
}
printf("\n\n");
system("pause");
system("cls");
printf("\n\n\t\t\t");
printf("TABELA DE GASTOS AO LONGO DO ANO");
printf("\n\n\n");
printf(" Semana 1");
printf(" Semana 2");
printf(" Semana 3");
printf(" Semana 4");
printf(" TOTAL");
for(i = 0; i < quant_mes; i++){
printf("\n\n");
printf("MES %d ", i + 1);
for(j = 0; j < quant_semana; j++){
printf("R$ %.2f", gastos[i][j]);
printf(" ");
}
printf("R$ %.2f", mes[i]);
}
printf("\n\n\t\t\t\t\t\t\t\t R$%.2f", total_anual);
printf("\n\n");
}
2) Elabore um programa que por meio de função efetue e apresente o valor
da conversão de um valor em real de um valor lido em euros. Deverá ser
solicitado por meio do programa principal o valor da cotação do euro e a
quantidade de euro disponível.
# include <stdio.h>
# include <stdlib.h>
#include <locale.h> // necessário para usar setlocale
float Conversor(float cot_euro, float euro_disp); // Declarando funcão Conversor
int main(){
setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
float cotacao_euro, euro_disponivel, real;
printf("\n\n\t\t");
printf("Conversão do Euro (£) em Reais (R$)");
printf("\n\n\n\t");
printf("Informe o Valor da Cotação do Euro (£): ");
scanf("%f", &cotacao_euro);
printf("\n\n\t");
printf("Informe a Quantidade de Euro (£) Disponivel: ");
scanf("%f", &euro_disponivel);
printf("\n\n\t");
Conversor(cotacao_euro, euro_disponivel); // chamando a função Conversor
real = Conversor(cotacao_euro, euro_disponivel); // real recebe o calculo da conversão
system("cls");
printf("\n\n\t\t\t\t\t\t");
printf("Converter para:");
printf("\n\n\t");
printf("Cotação do Euro (£): %.2f", cotacao_euro);
printf("\t\t\t");
printf("R$ 1");
printf("\n\n\t");
printf("Euro (£) Disponível: %.2f", euro_disponivel);
printf("\t\t\t");
printf("R$ %.2f", real);
printf("\n\n\n");
system("pause");
}
float Conversor(float cot_euro, float euro_disp){
float resultado;
resultado = (euro_disp / cot_euro);
return resultado;
}
06/05/2016
Resistência dos Materiais Avançado (7.5)
7.5) Se as viga de abas largas for submetida a um cisalhamento V= 125 KN, determine a tensão de cisalhamento a qual a alma da viga resistirá.
Resolução:
Ix = 222135416,66 mm4
Ms = 125 . 25 . 62,5 + 200 . 25 . 137,5
Ms = 882812,5 mm3
Resolução:
Ix = 222135416,66 mm4
Ms = 125 . 25 . 62,5 + 200 . 25 . 137,5
Ms = 882812,5 mm3
Resistência dos Materiais Avançado (7.3)
7.30) A viga é composta por três peças de plástico coladas nas linhas de junção A e B. Se for submetida ao carregamento mostrado na figura, determine a tensão de cisalhamento a qual resiste a aba superior da viga na seção crítica. Os apoios em C e D exercem somente reações verticais sobre a viga.
Resolução:
Ra=Rb= (3 x 2,5) /2 = 3,75 KN
At = 10000 m2
Cg = 150 mm
Ix = 350 x 106 mm4
b = 50 mm
Ms = 50 mm . 200 mm . 125 mm = 1,25 x 106 mm3
Resolução:
Ra=Rb= (3 x 2,5) /2 = 3,75 KN
At = 10000 m2
Cg = 150 mm
Ix = 350 x 106 mm4
b = 50 mm
Ms = 50 mm . 200 mm . 125 mm = 1,25 x 106 mm3
05/05/2016
Resistência dos Materiais Avançado (7.16)
7.16) A viga T está sujeita ao carregamento mostrado na figura. Determine a tensão de cisalhamento transversal máxima na seção crítica da viga.
Resolução
-20 . 2 - 8 . 3 . 5,5 + Rb . 7= 0
Rb = 24,57 KN
Ra + 24,57 - 20 - 8 .3 = 0
Ra = 19,43 KN
Cg = 80 mm
Ix = 5333333,34 mm4
∑Ma = 0
-20 . 2 - 8. 3 . (4+ 1,5) + Rb . 7 = 0
Rb = 24,57 KN
∑Fy = 0
Ra + 24,57 - 20 - 8 . 3 = 0
Ra = 19,43 KN
Msx = 80 . 20 . 40 = 6400 mm³
Resolução
-20 . 2 - 8 . 3 . 5,5 + Rb . 7= 0
Rb = 24,57 KN
Ra + 24,57 - 20 - 8 .3 = 0
Ra = 19,43 KN
Cg = 80 mm
Ix = 5333333,34 mm4
∑Ma = 0
-20 . 2 - 8. 3 . (4+ 1,5) + Rb . 7 = 0
Rb = 24,57 KN
∑Fy = 0
Ra + 24,57 - 20 - 8 . 3 = 0
Ra = 19,43 KN
Msx = 80 . 20 . 40 = 6400 mm³
01/05/2016
Matemática Discreta
1) Prove, por indução matemática as seguintes fórmulas.
h) 2 + 4 + 6 + ... + 2n = n(n+1)
Solução :
a) p/ n=1
(2.1 -1)2 = (1 . 1 . (2.1-1)(2.1+1))/ 3
1 = 1 Ok é valida
p/ n= k+1
2(k+1-1)2 = (k+1)(2(k+1-1)) (2(k+1+1)) / 3
2(k+1-1)2 = 1/3 k(2k-1) ( 2k+1) + (2k+1)2
(k+1)(2k+1)(2k+3) 1/3 = 1/3 (k+1) + (2k+1)(2k+3)
.
.
.
.
2) Mostre que a soma dos cubos de três números naturais consecutivos é sempre divisível por 3 : SUGESTÃO : Considere a sentença aberta.
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + n = n3 + (n + 1)3 + (n + 2)3
Mostre por indução que a sentença é divisível por 3 para todo n natural.
Solução:
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + n = n3 + (n + 1)3 + (n + 2)3
p/ n= k+1
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + k+1 = (k+1)3 + (k+1 + 1)3 + (k+1 + 2)3
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + k+1 = (k+1)3 + (k+2)3 + (k+3)3
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + k+1 = k3 + 3k2+ 3k +1 + k3 + 6k2+ 12k + 8+ k3 + 9k2+ 27k + 27
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + k+1 = 3k3 + 18k2+ 42k +36
Logo é divisível por 3
3) Dada a sentença aberta em naturais.
Mostre que : Qualquer que seja n natural, se P(n) é verdadeira, então P(n+1) é verdadeira:
Resolução:
4) Sejam as proposições P: "Está chovendo", Q: "O sol está brilhando" e R: "Há nuvens no céu". Traduza as seguintes sentenças para a notação lógica.
a) "Choverá se o sol brilhar ou se o céu estiver com nuvens".
b) "Se está chovendo, então há nuvens no céu."
c) "O sol brilha quando e apenas quando o céu fica com nuvens."
Resolução:
a) (P --> Q) v R "Se chover o sol brilhará e o ceu está com nuvens"
b) ~ P <--> R "Não está chovendo, logo há nuvem no céu
c) ^ P < -- > R "O sol está brilhando, se somente se quando há nuvens no céu"
5) Utilizando o exercício anterior, determine os significados para as proposições.
a) (P ^Q) --> R
b) ~P <--> (Q v R)
c) ~(P v Q) ^ R
Resolução:
a) Se está chovendo ou o sol brilha, então há nuvens no céu
b) Não é verdade que está chovendo se somente se o sol brilhar, ou há nuvens no céu.
c) Não é verdade que está chovendo ou o sol brilha e há nuvens no céu
6) Sabendo que a proposição p é verdadeira encontre a tabela verdade da proposição abaixo:
(Q >-P) < - > (P^Q ) - > P -> Q)
Resolução:
h) 2 + 4 + 6 + ... + 2n = n(n+1)
Solução :
a) p/ n=1
(2.1 -1)2 = (1 . 1 . (2.1-1)(2.1+1))/ 3
1 = 1 Ok é valida
p/ n= k+1
2(k+1-1)2 = (k+1)(2(k+1-1)) (2(k+1+1)) / 3
2(k+1-1)2 = 1/3 k(2k-1) ( 2k+1) + (2k+1)2
(k+1)(2k+1)(2k+3) 1/3 = 1/3 (k+1) + (2k+1)(2k+3)
.
.
.
.
2) Mostre que a soma dos cubos de três números naturais consecutivos é sempre divisível por 3 : SUGESTÃO : Considere a sentença aberta.
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + n = n3 + (n + 1)3 + (n + 2)3
Mostre por indução que a sentença é divisível por 3 para todo n natural.
Solução:
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + n = n3 + (n + 1)3 + (n + 2)3
p/ n= k+1
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + k+1 = (k+1)3 + (k+1 + 1)3 + (k+1 + 2)3
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + k+1 = (k+1)3 + (k+2)3 + (k+3)3
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + k+1 = k3 + 3k2+ 3k +1 + k3 + 6k2+ 12k + 8
P(n) : 1 + 2 + 3 + ... + k+1 = 3k3 + 18k2+ 42k +36
Logo é divisível por 3
3) Dada a sentença aberta em naturais.
Mostre que : Qualquer que seja n natural, se P(n) é verdadeira, então P(n+1) é verdadeira:
Resolução:
4) Sejam as proposições P: "Está chovendo", Q: "O sol está brilhando" e R: "Há nuvens no céu". Traduza as seguintes sentenças para a notação lógica.
a) "Choverá se o sol brilhar ou se o céu estiver com nuvens".
b) "Se está chovendo, então há nuvens no céu."
c) "O sol brilha quando e apenas quando o céu fica com nuvens."
Resolução:
a) (P --> Q) v R "Se chover o sol brilhará e o ceu está com nuvens"
b) ~ P <--> R "Não está chovendo, logo há nuvem no céu
c) ^ P < -- > R "O sol está brilhando, se somente se quando há nuvens no céu"
5) Utilizando o exercício anterior, determine os significados para as proposições.
a) (P ^Q) --> R
b) ~P <--> (Q v R)
c) ~(P v Q) ^ R
Resolução:
a) Se está chovendo ou o sol brilha, então há nuvens no céu
b) Não é verdade que está chovendo se somente se o sol brilhar, ou há nuvens no céu.
c) Não é verdade que está chovendo ou o sol brilha e há nuvens no céu
6) Sabendo que a proposição p é verdadeira encontre a tabela verdade da proposição abaixo:
(Q >-P) < - > (P^Q ) - > P -> Q)
Resolução:
22/04/2016
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AVANÇADO
7.46) Pregos com resistência ao cisalhamento total de 40 N são usados em uma viga. Se os pregos forem espaçados de 9 cm, determine a força vertical que pode ser suportado de modo que os elementos de fixação não falhem.
Solução:
Ix = (30 * 5³ /(12) + 150 * 22,52 ) 2 + (40 * 250³ /(12))
Ix = 205833,33 cm4
Ix = 137711588.54 cm4
Fp = q . s
40 N = q . 9cm
q = 40/9 N/cm
MSc = (75 . 25 . 73,44) + 40 . 250 . 48,44 = 622100 mm³ = 622,1 cm³
q = (Q . V) / Ix
40 / 9 N/cm = (622,1 cm³ . V) / 13771,1588.54 cm4
V = 98,34 KN
16/04/2016
PRODUTO DE UMA MATRIZ 3 X 3
PRODUTO DE UMA MATRIZ 3 X 3 " Linguagem C++ "
#include <stdio.h>
int main ()
{Int Linha, Coluna, i, somaprod;
int MATa [3] [3] = {{1,2,3}, {4,5,6}, {7,8,9}};
int MatB [3] [3] = {{1,1,0}, {0,1,2}, {4,0,1}};
int MATC [3] [3];
for (Linha = 0; Linha <3; Linha ++)
for (Coluna = 0; Coluna <3; Coluna ++) {
somaprod = 0;
for (i = 0; i <3; i ++) somaprod + = Mata [Linha] [i] * MatB [i] [Coluna];
MATC [Linha] [Coluna] = somaprod;
}
for (Linha = 0; Linha <3; Linha ++) {
for (Coluna = 0; Coluna <3; Coluna ++)
printf ( "% 3d", MATC [Linha] [Coluna]);
printf ( "\ n");
}
system ( "PAUSE");
return 0;
}
#include <stdio.h>
int main ()
{Int Linha, Coluna, i, somaprod;
int MATa [3] [3] = {{1,2,3}, {4,5,6}, {7,8,9}};
int MatB [3] [3] = {{1,1,0}, {0,1,2}, {4,0,1}};
int MATC [3] [3];
for (Linha = 0; Linha <3; Linha ++)
for (Coluna = 0; Coluna <3; Coluna ++) {
somaprod = 0;
for (i = 0; i <3; i ++) somaprod + = Mata [Linha] [i] * MatB [i] [Coluna];
MATC [Linha] [Coluna] = somaprod;
}
for (Linha = 0; Linha <3; Linha ++) {
for (Coluna = 0; Coluna <3; Coluna ++)
printf ( "% 3d", MATC [Linha] [Coluna]);
printf ( "\ n");
}
system ( "PAUSE");
return 0;
}
11/04/2016
ALGEBRA LINEAR
1) Seja a matriz A= | sin(x) cos(x) | , então seu determinante é igual a -1.
| cos(x) - sin (x) |
Solução:
Det = sin(x) * - sin (x) - cos(x) * cos(x)
Det = -1 VERDADEIRA
2) A matriz
| cos(x) - sin (x) |
Solução:
Det = sin(x) * - sin (x) - cos(x) * cos(x)
Det = -1 VERDADEIRA
é simétrica para x = ± 2.
Solução:
para x = - 2
para x = 2
FALSO, não é simétrico
2) Suponha que A ≠ 0 e AB = AC, onde A, B e C são matrizes tais que a multiplicação esteja definida.
a) B = C
Solução:
Portanto é FALSO B ≠ C
3) Verifique se a matriz A= | 4 -4 | pode ser escrita como combinação linear das matrizes.
|-6 16|
A1= | 1 2 |
|3 4 |
A2 = | -1 2 |
| 3 -4|
A3 = | 1 -2 |
|-3 4 |
Solução:
A= x .A1 + y . A2 + z . A3
x- y +z = 4 2x + 2y - 2z = -4
3x + 3y -3z = - 6 4x -4y + 4z = 16
(3.L1x + L2x) => 6x = 6 => x = 1
(-2.L1y + 2Ly) => 8z = 24 = > z = 3
x- y +z = 4
Substituindo os valores
1 - y + 3 = 4
- y = 0
y = 0
Substituindo todos valores no sistema
x- y +z = 4
1 - 0 + 3 = 4
4 = 4 ok
3x + 3y -3z = - 6
3.1 - 3 .0 - 3.3 = -6
3 -9 = -6
-6 = -6 ok
2x + 2y - 2z = -4
2.1 + 2. 0 - 2.3 = -4
2 - 6 = -4
-4 = -4 ok
4x -4y + 4z = 16
4.1 - 4.0 + 4.3 = 16
4 + 12 = 16
16 = 16 ok
Logo: é combinação linear
4) Determine k para que o sistema admita solução:
Solução:
3 -2 5
-5k 3 3 Det = 65k - 69
2 -1 -4
39 -2 5
-36 3 3 Detx = 516
-19 -1 -4
Det = Detx
65k - 69 = 516
65k = 585
k = 9 //
3 -2 5
-45 3 3 Det = 516
2 -1 -4
39 -2 5
-36 3 3 Detx = 516
-19 -1 -4
3 39 5
-45 -36 3 Dety = - 1548
2 -19 -4
3 -2 39
-45 3 -36 Detz = 3096
2 -1 -19
x= 516 / 516
x = 1
y = - 1548 / 516
y = -3
z = 3096 / 516
z = 6
05/03/2016
ÁLGEBRA LINEAR (Subespaços Lineares)
1) Decida quais dos seguintes conjuntos geram R3
a) {(1, 3, 3), (4, 6, 4), (-2, 0, 2), (3, 3, 1)}
b) {(1, 0, 0), (0, 1, 0), (0, 0, 1)}
c) {(1, 4, 2), (0, 0, 0), (1, 1, 0), (0, 1, 1)}
d) {(26, 47, 29), (0, 0, 0), (123, 0, 489)}
Resp: Letra b: pois são 3 vetores (x, y, z)
2) Qual o subespaço gerado por S= {(1, 0, 0), (1, 1, 0), (1, 1, 1)}
Solução:
a(1, 0, 0) + b(1, 1, 0) + c(1, 1, 1) = (x , y, z)
a + b + c = x
b + c = y
c = z
c = z
b + c = y
b = y - c
a + b + c = x
a = x - y
S{(a, b,c) E R3 / a = x= y , b = y - z e c = z)}
Dimensão S = 3
3) Determine quais dos subconjuntos são bases de R2
a) {(1, 0), (0, 1)} É BASE: LI E GERA R2
b) {(1, 1), (0, 3)} É BASE E LI : E GERA R2
c) {(1, 0), (0, 3), (2, 5)} NÃO É BASE, POIS É LD -> R2 MAS GERA 3 VETORES
d) {(1, 2)} NÃO GERA R2
e) {(1, 1), (0, 0)} É LD
4) Calcule uma base e a dimensão de cada um dos seguintes subespaços de cada um dos seguintes subespaços lineares.
a) S={(x, y) E R2 / x + y = 0}
b) S={(x, y, z) E R3 / x + y + 2z = 0}
c) S={(S={(x, y) E R3 / x + y + z = 0 e x + y + 2z = 0}
d) S = {(x, y ,z , w) E R3 / x + y + z + w = 0 e x + y + 2z = 0}
Solução:
a) x + y = 0
x = - y
S= {(-y, y), y E R }
Base = {(-1, 1)}
Dim S= 1
b) x + y + 2z = 0
x = -y - 2z
S = {(-y - 2z, y, z), y, z E R}
Base: y =1 , z = 0 e y = 0 e z = 1
Base de S = {(-1, 1, 0), (-2, 0, 1)}
Dim S = 2
c) x + y + z = 0
x + y + 2z = 0
x = -y - z
z = 0
S = {(-y -z, y, 0) onde z = 0}
S = {(-y, y, 0), y E R}
Dim S = 1
Base de S = {(-1, 1, 0)}
d) x + y + z + w = 0
x + y + 2z = 0
-z + w = 0
w = z
S = {(x, y, w, w) / y , y, z E R } ou S = {(x, y, z, z) / x, y, z E R }
Base = {(1, 0, 0, 0), (0, 1, 0, 0), (0, 0, 1, 1)}
Dim S = 3 //
a) {(1, 3, 3), (4, 6, 4), (-2, 0, 2), (3, 3, 1)}
b) {(1, 0, 0), (0, 1, 0), (0, 0, 1)}
c) {(1, 4, 2), (0, 0, 0), (1, 1, 0), (0, 1, 1)}
d) {(26, 47, 29), (0, 0, 0), (123, 0, 489)}
Resp: Letra b: pois são 3 vetores (x, y, z)
2) Qual o subespaço gerado por S= {(1, 0, 0), (1, 1, 0), (1, 1, 1)}
Solução:
a(1, 0, 0) + b(1, 1, 0) + c(1, 1, 1) = (x , y, z)
a + b + c = x
b + c = y
c = z
c = z
b + c = y
b = y - c
a + b + c = x
a = x - y
S{(a, b,c) E R3 / a = x= y , b = y - z e c = z)}
Dimensão S = 3
3) Determine quais dos subconjuntos são bases de R2
a) {(1, 0), (0, 1)} É BASE: LI E GERA R2
b) {(1, 1), (0, 3)} É BASE E LI : E GERA R2
c) {(1, 0), (0, 3), (2, 5)} NÃO É BASE, POIS É LD -> R2 MAS GERA 3 VETORES
d) {(1, 2)} NÃO GERA R2
e) {(1, 1), (0, 0)} É LD
4) Calcule uma base e a dimensão de cada um dos seguintes subespaços de cada um dos seguintes subespaços lineares.
a) S={(x, y) E R2 / x + y = 0}
b) S={(x, y, z) E R3 / x + y + 2z = 0}
c) S={(S={(x, y) E R3 / x + y + z = 0 e x + y + 2z = 0}
d) S = {(x, y ,z , w) E R3 / x + y + z + w = 0 e x + y + 2z = 0}
Solução:
a) x + y = 0
x = - y
S= {(-y, y), y E R }
Base = {(-1, 1)}
Dim S= 1
b) x + y + 2z = 0
x = -y - 2z
S = {(-y - 2z, y, z), y, z E R}
Base: y =1 , z = 0 e y = 0 e z = 1
Base de S = {(-1, 1, 0), (-2, 0, 1)}
Dim S = 2
c) x + y + z = 0
x + y + 2z = 0
x = -y - z
z = 0
S = {(-y -z, y, 0) onde z = 0}
S = {(-y, y, 0), y E R}
Dim S = 1
Base de S = {(-1, 1, 0)}
d) x + y + z + w = 0
x + y + 2z = 0
-z + w = 0
w = z
S = {(x, y, w, w) / y , y, z E R } ou S = {(x, y, z, z) / x, y, z E R }
Base = {(1, 0, 0, 0), (0, 1, 0, 0), (0, 0, 1, 1)}
Dim S = 3 //
08/02/2016
Algoritmo 2 C++ ("Exercício 1)
ESCREVA UM PROGRAMA EM C QUE LEIA E RECEBA 10 NÚMEROS. DETERMINE E
IMPRIMA O MAIOR DELES. (usar apenas 3 variáveis).
#include<stdio.h>
main(){
int a,b, m =0, i;
printf("DIGITE 10 NUMEROS\n");
printf ("DIGITE OS 2 PRIMEIROS NUMEROS \n");
scanf ("%d %d", &a, &b);
if (a > b){
m = a;
}else{
m =b;
}
for (i=3; i <=9; i++){
printf ("DIGITE o %d NUEMRO \n",i);
scanf ("%d", &a);
if (a > m) m = a;
}
printf ("\nO MAIOR NUMERO = %d ", m);
FAÇA UM ALGORITMO QUE LEIA 5 NÚMEROS E INFORME SE ELE É ÍMPAR.
#include<stdio.h>
main(){
int a, num;
printf ("DIGITE 5 NUMEROS\n");
for (a=0; a<5; a++){
scanf ("%d", &num);
if (num%2 !=0){
printf("\nO NUMERO %d E IMPAR\n",num);
}else{
printf ("\nO NUMERO %d NAO E IMPAR\n",num);
}
}
}
IMPRIMA O MAIOR DELES. (usar apenas 3 variáveis).
#include<stdio.h>
main(){
int a,b, m =0, i;
printf("DIGITE 10 NUMEROS\n");
printf ("DIGITE OS 2 PRIMEIROS NUMEROS \n");
scanf ("%d %d", &a, &b);
if (a > b){
m = a;
}else{
m =b;
}
for (i=3; i <=9; i++){
printf ("DIGITE o %d NUEMRO \n",i);
scanf ("%d", &a);
if (a > m) m = a;
}
printf ("\nO MAIOR NUMERO = %d ", m);
FAÇA UM ALGORITMO QUE LEIA 5 NÚMEROS E INFORME SE ELE É ÍMPAR.
#include<stdio.h>
main(){
int a, num;
printf ("DIGITE 5 NUMEROS\n");
for (a=0; a<5; a++){
scanf ("%d", &num);
if (num%2 !=0){
printf("\nO NUMERO %d E IMPAR\n",num);
}else{
printf ("\nO NUMERO %d NAO E IMPAR\n",num);
}
}
}
10/12/2015
Resistência dos Materiais "4-101, 4-108, 4-110, 4-113"
4-101) A barra rígida é suportado por um pino em A e dois fios de aço, cada uma com um diâmetro de 4 mm. Se o limite de elasticidade aparente para os fios é σY = 530 MPa, e Est = 200 GPa, determinar a intensidade do carga distribuída w que pode ser colocado sobre o feixe e vai fazer com que apenas fio EB para produzir. O que é deslocamento do ponto G para este caso? Para o cálculo, suponha que o aço é perfeitamente elástica de plástico.
FBE = 530 N/mm2 . π . 22 mm2
FBE = 6,67 KN
FCD = 530 N/mm2 . π . 22 mm2
FCD = 6,67 KN
δBE= ε . L
δBE = 0,00265 . 800 mm
δBE = 2,12 mm
δBE = 2,12 mm
4-108) A barra com um diâmetro de 50 mm é fixo ligado nas suas extremidades e suporta a carga axial P. Se o material elástico é perfeitamente plástico como mostrado pelo diagrama de tensão estirpe, determinar a menor carga P necessária para provocar segmento AC para produzir. Se esta carga é liberada, determinar o deslocamento permanente do ponto C.
Fa = 140 N/mm2 * π * 252 mm2
Fa = 274,89 KN
Fb = Fa = 274,89 KN
P = Fa + Fb
P = 274,89 + 274,89
P = 549,78 KN
∑Fx = 0
274,89 + 274,89 - P = 0
P = 549,78 KN
δ = ε . L
Fb = Fa = 274,89 KN
P = Fa + Fb
P = 274,89 + 274,89
P = 549,78 KN
∑Fx = 0
274,89 + 274,89 - P = 0
P = 549,78 KN
δ = ε . L
δC = 0,001 . 900 mm
δC = 0,9 mm
δC = 0,9 mm
∑Fx = 0
F'A + F'B - P = 0
1,5. F'B + F'B - 549,78 = 0
2,5. F'B = 549,78
F'B = 219,91 KN
F'A + 219,91 - 549,78 = 0
F'A = 329,86
F''A = 329,86 - 274,89 = 54,97 KN
- F''B = - 219,91 - 274,89 = 54,97 KN
4-110) Um rebite de aço de 6 mm de diâmetro e com uma temperatura de 800 ° C é presa entre duas placas de modo a que pelo esta temperatura é de 50 mm de comprimento e exerce uma força de aperto de 1,25 KN entre as placas. Determine a força de fixação aproximado entre as placas quando o rebite arrefece até 5 ° C. para o cálculo, suponha que as cabeças do rebite e as placas são rígidas. Tome αst = 14 (10-6) / ° C, Est = 200 GPa. É o resultado de uma estimativa conservadora da resposta real? Por que ou por que não?
26/11/2015
Resistência dos Materiais " 4-74 , 4-77 , 4-79"
4-74) Um tubo de 1,8 m de comprimento vapor é feita de aço com σY = 280 MPa. Ele é conectado diretamente a duas turbinas A e B como shown. O tubo tem um diâmetro externo de 100 mm e uma espessura de parede de 6 mm. A ligação foi feita em T1 = 20 ° C. Se os pontos de fixação das turbinas são assumidos rígida, determinar a força o tubo exerce sobre as turbinas a vapor, quando e, assim, o tubo de atingir uma temperatura de T2 = 135 ° C.
100 - 6 - 6 88 mm
A1= π . 502 mm
A1 = 7853,98 mm2
A2 = π . (0,5 * (100 - 6 - 6) )2 mm
A2 = 6082,12 mm2
ΔA = A1 - A2 = 1771,86 mm2
F = 489,03 KN
4-77) Os dois segmentos circulares, uma haste de alumínio e o outro de cobre, são fixos às paredes rígidas de tal forma que existe um intervalo de 0,2 mm entre eles, quando T1 = 15 ° C. O maior temperatura T2 está requerido, a fim de fechar a abertura simplesmente? Cada haste tem um diâmetro de 30 mm, αal = 24 (10-6) / ° C, Eal = 70 GPa, αcu = 17 (10-6) / ° C, Ecu = 126 GPa. Determine a tensão normal média em cada haste, se T2 = 95 ° C.
A= π * 1502
A= 70685,83 mm2
ΔT = 80° C
ΔL = α * (ΔT) * L)
0,2 mm = 17 X 10-6 ° C (T - 15° C) * 100 mm + 24 X 10-6 (T - 15° C) * 70000 N/mm2
T= 15° C + (0,2 mm / (100 mm * 100 mm + 24 X 10-6 ° C * 200 mm))
T = 45,77° C
Δgap = αcu⋅ (ΔT)⋅Lcu - (F⋅Lcu / Ecu⋅A) + αal⋅ (ΔT)⋅Lal - (F⋅Lal / Eal⋅A)
F= 61,95 KN
4-79) Duas barras, cada um feito de um material diferente, são ligados e colocados entre duas paredes quando o T1 = temperatura é 10 ° C. Determinar a força exercida sobre o (rígido) apoia quando a temperatura torna-se T2 = 20 ° C. As propriedades do material e área da secção transversal de cada barra é dado na figura.
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