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11/12/2013

Horas trabalhadas // Algoritmo e programação

algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 13/11/2013
// Seção de Declarações

Escrever um algoritmo que lê o nome de um funcionário, o número de horas trabalhadas, o valor que recebe por hora e o número de filhos. Com estas informações, calcular o salário deste funcionário, sabendo que para cada filho, o funcionário recebe 3% a mais, calculado sobre o salário bruto.


var
nome: caractere
horas, filhos: inteiro
vhora, sal, salbruto: real
inicio
escreva ("Digite o nome do funcionário: ")
leia (nome)
escreva ("Digite o número de horas trabalhadas: ")
leia (horas)
escreva ("Digite o valor que ele recebe por hora: ")
leia (vhora)
escreva ("Digite o número de filhos que o funcionário tem: ")
leia (filhos)

salbruto <- vhora * horas
sal <- (filhos * 0.03 * salbruto) + salbruto

escreval

escreva ("Salário do funcionário ", nome, "é de: R$", sal," reais")

fimalgoritmo

SALÁRIO X FINANCIAMENTO // Algoritmo e programação

algoritmo "salario x financiamento"
//Faça um algoritmo que receba o valor do salário de uma pessoa e o valor
//de um financiamento pretendido. Caso o financiamento seja menor ou igual a 5
// vezes o salário da pessoa, o algoritmo deverá escrever "Financiamento Concedido";
// senão, ele deverá escrever "Financiamento Negado".
//Independente de conceder ou não o financiamento, o algoritmo escreverá depois a frase "Obrigado por nos consultar”.

var
salario,finan:real
inicio
Escreval("Digite o seu salario.")
leia(salario)
Escreval("Digite o valor do seu financiamento.")
leia(finan)
salario <-salario*5
se (salario >= finan) entao
   Escreval("Financiamento Concedido!")
senao
   Escreval("Financiamento Negado!")
fimse
Escreval("Obrigado por nos consultar.")
fimalgoritmo

100 VALORES // Algoritmo e programação

Faça um algoritmo que leia 100 valores e os escreva na ordem contrária à que foram digitados.

algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 13/11/2013
// Seção de Declarações 
var
num:vetor[1..100]de inteiro
i:inteiro
inicio
para i de 1 ate 100 faca
escreval("Informe um número:")
leia(num[i])
fimpara
para i de 100 ate 1 passo -1 faca
escreval(num[i])
fimpara
fimalgoritmo

NOTAS DE ALUNOS E TURMA // Algoritmo e programação

Elabore um algoritmo que permita ler 6 notas de alunos de uma turma e os respectivos nomes, identifique qual a nota máxima e a mínima e mostre quais os respectivos nomes dos alunos que as obtiveram.

algoritmo "20"
var
nota: vetor[1..6] de real
nome: vetor[1..6] de caractere
max,min: real
i: inteiro
inicio
max <- 0
min <- 10
Para i de 1 ate 6 faca
Escreval("Digite o nome do(a) aluno(a) ",i, ".")
Leia(nome[i])
Escreval("Digite a nota do(a) ", nome[i], ".")
Leia(nota[i])
se (nota[i]>max) entao
max <- nota[i]
fimse
se (nota[i]<min) entao
min <- nota[i]
fimse
fimpara
limpatela
Escreva("Nota máxima: ", max)
para i de 1 ate 6 faca
se (nota[i]=max) entao
Escreval(". Aluno (a): ", nome[i])
fimse
fimpara
Escreva("Nota mínima: ", min)
para i de 1 ate 6 faca
se (nota[i]=min) entao
Escreval(". Aluno (a): ", nome[i])
fimse
fimpara
fimalgoritmo

LEITURA DE 20 NÚMEROS // Algoritmo e programação

Faça um algoritmo para ler 20 números e armazenar em um vetor. Após a leitura total dos 20 números, o algoritmo deve escrever esses 20 números lidos na ordem inversa.

algoritmo "17"
// Função :
// Autor :
// Data : 10/11/2013
// Seção de Declarações 
var
indice: inteiro
p20: vetor [1..20] de inteiro

inicio
para indice de 1 ate 20 faca
p20 [indice] <- (indice)
fimpara
para indice de 20 ate 1 passo -1 faca
escreval (p20 [indice])
fimpara



// Seção de Comandos 
fimalgoritmo

CONCESSIONÁRIA CARANGO VELHO // Algoritmo e programação

A concessionária de veículos “CARANGO VELHO” está vendendo os seus veículos com desconto. Faça um algoritmo que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo. Até 2008 - 12% e acima de 2008 - 7%. O sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando desconto até que a resposta seja: “(N) Não” . Informar total de carros com ano até 2008 e total geral.

algoritmo "Carango velho"
// Função :
// Autor : Henrique de Amorim
// Data : 28/11/2013
// Seção de Declarações 
var
programa, opc: caractere
ano, total, total2000: inteiro
valor, valorFinal, desconto: real

inicio
// Seção de Comandos
programa <- "S"
enquanto programa <> "N" faca
    limpatela
    escreva("Digite o valor do carro: ")
    leia(valor)
    escreva("Digite o ano do carro: ")
    leia(ano)
    se ano <= 2000 entao
        desconto <- 0.12
        total2000 <- total2000 + 1
        total <- total + 1
    senao
        desconto <- 0.07
        total <- total + 1
    fimse
    desconto <- desconto * valor
    valorFinal <- valor - desconto
    escreval("O valor do carro com desconto é de: ",valorFinal)
    escreval("")
    escreva("Deseja continuar calculando? (S) Sim - (N) Não - ")
    leia(opc)
    escolha opc
        caso "S"
            programa <- "S"
        caso "N"
            programa <- "N"
        outrocaso
            programa <- "S"
            limpatela
            escreval("As opções disponíveis são apenas S ou N!!!")
            leia(opc)
    fimescolha
fimenquanto
escreval("Foram calculados",total2000," carro(s) com ano até 2000")
escreval("Total geral: ",total)

fimalgoritmo

FIBONACCI // Algoritmo e programação

algoritmo "sucessão de Fibonacci"
//Um matemático italiano conseguiu modelar o ritmo de crescimento da população
 //de coelhos através de uma sequência de números naturais que passou a ser
 //conhecida como sequência de Fibonacci. O n-ésimo número da sequência de
 //Fibonacci é dado por:
 //F1 = 1
 //F2 = 1
 //Fi = Fi - 1 + Fi - 2, para i > 2.
 //Por exemplo, os sete primeiros elementos são: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13.
 //Desenvolva um algoritmo que lê N e mostra o N-ésimo elemento da série.

var f1,f2,f3,f5,f8,f13,f21,f34,f89: inteiro

inicio
f1<-1+0
f2<-1+0
f3<-f1+f2
f5<- f2+f3
f8<- f3+f5
f13<-f5+f8
f21<-f8+f13
f34<-f13+f21
f89<-f21+f34
escreval (f1,f2,f3,f5,f8,f13,f21,f34,f89)
escreval ("O último termo é ",f89)


fimalgoritmo

Algoritmo e programação

algoritmo "11"
// Data : 26/11/2013
// Seção de Declarações
//A prefeitura de uma cidade fez uma pesquisa entre seus habitantes, coletando dados sobre o salário e número de filhos.  A prefeitura deseja saber: ·
// a) média do salário da população;
// b) média do número de filhos;
// c) maior salário;
// d) percentual de pessoas com salário até R$250,00.

var
salario, filhos, mediasalario, mediafilhos, totalsalario, maiorsalario : real
quantidade250, totalfamilia, totalfilhos, percentual :real

inicio
mediasalario <-0
mediafilhos <-0
maiorsalario <-0
quantidade250 <-0
totalfamilia <-0

escreval ("Digite a quantidade de filhos")
leia (filhos)
escreval ("Digite o salário da familia")
leia (salario)
enquanto (salario >0) faca

totalsalario <- totalsalario + salario
totalfilhos <- totalfilhos + filhos
totalfamilia <- totalfamilia + 1
se (salario > maiorsalario) entao
maiorsalario <- salario
fimse

se (salario <= 250) entao
quantidade250 <- +1
fimse
limpatela

escreval ("PARA SAIR DIGITE A QUANTIDADE DE FILHOS E O SALÁRIO COM O VALOR [0]")
escreval ("Digite a quantidade de filhos")
leia (filhos)
escreval ("Digite o salário da familia")
leia (salario)

mediasalario <-totalsalario / totalfamilia
mediafilhos <- totalfilhos / totalfamilia
percentual <- quantidade250 * 100 / totalfamilia
escreval ("A média de salário da população é de R$ ",mediasalario)
escreval ("A média de filhos por familia é de : ", mediafilhos)
escreval ("O maior salário encontrado foi de R$ : ",maiorsalario)
escreval ("O percentual de familias com salário de até R$ 250,00 reais é de :",percentual)
fimenquanto
fimalgoritmo

Algoritmo e programação

algoritmo "semnome"
// Escreva um algoritmo que leia 3 números inteiros e mostre o maior deles.

var
a,b,c: inteiro

inicio
escreval ("Digite 3 números")
leia (a,b,c)
se (a > b) e (b>c) entao
escreval ("Maior número: ",a)
fimse
se (b>a) e (a>c) entao
escreval ("Maior número: ",b)
fimse
se (c>b) e (b>a) entao
escreval ("Maior número: ",c)
fimse
se (a>c) e (c>b) entao
escreval ("Maior número: ",a)
fimse
se (c>a) e (a>b) entao
escreval ("Maior número: ",c)
fimse
se (b>c) e (c>a) entao
escreval ("Maior número: ",b)
fimse
// Seção de Comandos
fimalgoritmo

Escalonamento de Sistema Lineares

Considerando o sistema
x   + y  + z  = 7
2x + y   - z = 9
x - 2y + 2z = 2

O valor da incógnita de Z é:

Resolução: 
Multiplique a primeira equação por (-2) e adicionamos a  segunda x - y - z = 7        (-2)
-2x  -2 y - 2z = -14
2x + y - z = 9

-y - 3z = -5

Multiplique a primeira por (-1) soma com a terceira
x - y + z = 7   (-1)

-x  - y  - z = -7
x - 2y + 2z = 2

-3 y + z = -5

Do sistema inicial montamos um sistema equivalente 

-y  - 3z = -5
-3y + z = -5

Como precisamos de z vamos cancelar y assim multiplicamos a primeira equação por (-3) e somamos com a segunda:

-y  - 3z = - 5  (-3)

3y  + 9 z = 15
-3y + z = -5

10z = 10
z = 10 / 10
z = 1



CONSIDERANDO O SEGUINTE SISTEMA DE EQUAÇÃO LINEAR CALCULE O PRODUTO DE X Y Z T

x  + y   +  z = 11
x  - y  -  z -  t = -9
- x + y - z - t = -7
-x - y +  z  - t = -5

Resolução:

x  + y  + z +  t = 11
-x + y  - z  - t = - 9

2 x = 2
x = 2 / 2
x = 1

Agora somando a equaão 3 com a 4

-x  + y  -  z -t = -7
-x - y + z - t  = -5

2x - 2t = -12


x = 1  logo :

-2 . 1 - 2t = -12
-2t = -12 + 2
-2t = -10
t = -10 / 2
t = 5

Agora a equação 2 somada com a 3 

x - y - z - t = -9
-z +  y - z - t = -7

-2z - 2t = -16

t = 5 assim temos que

-2 z - 2 . 5 = -16
-2z = -16 + 10
-2z = -6
 z = 3

então X, Y , Z e T será

X = 1
Y = 2
T = 5
Z = 3    = 30

Sistema Linear

Quaisquer que que sejam os numeros reais a, b e c o determinante da matriz

1   1       1   1
1  1+a    1   1
1   1    1+b  1
1   1       1  x+c    é dado por:

Resolução:

1   1       1   1
1  1+a    1   1
1   1    1+b  1
1   1       1  x+c

Utilizando o teorema de Jacobi, para encontrar o determinante através do teorema de Laplace (-1) . L4 = L4

1   1       1   1
1  1+a    1   1
1   1    1+b  1
0   0       0   c

para encontrar o determinante dessa matriz, através de Laplace escolha a linha 4 e encontre o cofator do elemento a44 e multiplique por este elemento

det = a44 . A44

det = c . (-1) ^4+4

1   1       1   1|  1    1
1  1+a    1   1|  1   1+a
1   1    1+b  1|  1    1

det = c . 1 (1+a) . (1+b) + 2 - 1 - a - 1 -1 - b
det = c . 1 (1+b + ab + a - 1 -b)
det = c (ab)
det = abc

Sistema Linear

Para qual valor de m o sistema admite infinitas soluções?

|mx - 2y - z = 0
|x - my - 2z = 0
| 3x - 2y = 0

Resolução: multiplique a primeira por (-2) e some com a segunda

-2mx + 4y + 2z = 0       
x - my - 2z = 0


(-2m + 1) x + (4 - m) y = 0
3x - 2y = 0

Agora para termos um SPI , precisamos que na soma das duas equações os coeficiente zerem. No coeficiente x temos o valor 3 na segunda equação, dessa forma, o coeficiente de x da primeira equação deve ser -3

-2m + 1 = -3
-2m = - 4
m = - 4 / - 2
m = 2

E no coeficiente de y da primeira equação devemos ter o valor 2:

4 - m = 2
m = 4 - 2
m = 2

Discussão de Sistema Linear

O sistema linear 
|x + ay - 2z = 0
|x +  y  + z = 1
|x  - y   -  z = 3      não admite solução se a for igual a:

a) 0 
b) 1
c) -1
d) 2
e) -2

Resolução:
Somando a segunda com a terceira

2x = 4
x  = 2

Agora, somamos a primeira com o dobro da segunda

{ x + az - 2z = 0
{ 2x + 2y + 2z = 2
3x + ay + 2y = 2

como x = 2, então :
6 + (a+2) y = 2
(a + 2) y = 2 - 6
(a+ 2) y = -4

Para ser SI, basta que a a + 2 seja igual a zero, logo:

a = - 4 + 2
a = -2

Resposta letra E



DISCUSSÃO DE SISTEMAS LINEARES

Discuta o sistema abaixo em relação aos parâmetros a e b:

[ 3x  +   2 by = 1
[ 12x  + 8y = a

Resolução:
Multiplica a primeira equação por (-4) e soma com a segunda, assim:

{ - 12x  - 8by = -4
{ 12x + 8y = a

-12x - 12x -8by  + 8y = -4 + a
-8by + 8y = -4 + a
(-8b + 8) y = -4 + a

Logo: é preciso que o coeficiente de y seja diferente de zero

- 8b + 8 ≠ 0
- 8b ≠ - 8
 b ≠ 1

Precisamos de 0y = 0, ou seja que o coeficiente de y seja igual a zero e que o valor apos a igualdade seja igual a zero também, dessa forma:

- 8b + 8 = 0
-8b = - 8
= 1


- 4 + a ≠ 0
≠ 4

Resposta: {SPD para b ≠ 1; SPI para a = 4 e b = 1; e SI para a ≠ 4 e b = 1}



10/12/2013

ACERVO TÉCNICO

Modelo de Acervo Técnico


CERTIDÃO DE REGISTRO DE ATESTADO

Modelo de Registro de Atestado




ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA

Modelo de Atestado de Capacidade Técnica



ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA


A empresa ________, inscrita no CNPJ sob nº __________, situada ______________________ (endereço completo), atesta para os devidos fins que a empresa ________(empresa requerente), inscrita no CNPJ sob nº________ , situada____________ (endereço completo), forneceu os materiais ou prestou os serviços abaixo especificados em plenas condições de uso, no prazo de entrega estabelecido.

Atestamos que tais fornecimentos ou prestações de serviços foram executado(a)s satisfatoriamente, não existindo em nossos registros, até a presente data, fatos que desabonem sua conduta e responsabilidade com as obrigações assumidas.



___________________________
Local/Data/Assinatura




OBS.: O documento deve ser redigido em papel timbrado da Pessoa Jurídica Pública ou Privada, datado e assinado pelo representante legal ou por um dos sócios da referida empresa atestadora. O atestado deve ser autenticado em cartório, ou ser apresentado original acompanhado da cópia, cuja autenticidade será conferida por servidor da Unidade do CADFOR - Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco.

Nesse atestado deve-se comprovar a aptidão para o desempenho de atividades pertinentes, compatíveis em características, quantidades e prazos de acordo com o objeto social da empresa.

Esse atestado não pode ser fornecido por Pessoa Física.

Anotação de responsabilidade técnica

Modelo de Anotação de Responsabilidade Técnica ART



A Anotação de Responsabilidade Técnica-ART, tem por finalidade estabelecer que todos os contratos referentes à execução de serviços ou obras de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia deverão ser objeto de anotação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-DF.
Conforme estabelece a Resolução nº 1.025, de 2009, do Confea, fica sujeito à anotação de responsabilidade técnica no Crea em cuja circunscrição for exercida a respectiva atividade:
    todo contrato referente à execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões vinculadas à Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; e
    todo vínculo de profissional com pessoa jurídica para o desempenho de cargo ou função que envolva atividades para as quais sejam necessários habilitação legal e conhecimentos técnicos nas profissões retromencionadas.
A anotação é feita por meio do formulário eletrônico, disponível no sítio do Crea-DF na Internet. Nele são declarados os principais dados do contrato firmado entre o profissional e seu cliente (no caso de profissional autônomo), ou ainda entre o contratado e o contratante (no caso de profissional com vínculo empregatício).

2. QUEM DEVE REGISTRAR A ART
Quando possuir vínculo contratual com pessoa jurídica, cabe ao profissional registrar a ART e à empresa/instituição o pagamento do valor correspondente a esse serviço.
Devem registrar a ART todos os profissionais legalmente habilitados que exercem suas profissões em organizações que executam obras ou serviços de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia.

3. FUNÇÃO DA ART
Defesa da Sociedade
A ART é um instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas. A ART assegura à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado. Neste sentido, a ART tem uma nítida função de defesa da sociedade, proporcionando também segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.


Para mais informações acesse: 

http://www.creape.org.br/web/crea-pe/art1
http://www.creadf.org.br/index.php/template/lorem-ipsum/o-que-e-art
http://www.crq4.org.br/art_geral
http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=guia-manuais-formularios-detalhe&id=26
http://www.youtube.com/watch?v=FqElAYUg6d4

09/12/2013

EQUAÇÃO DE MATRIZES

Em R, a solução da equação é:

 2     x    3|
-2   -x    4|
 1    -3   x|

Resolução:

 2     x  3|  2   x
-2   -x  4| -2 -x
1    -3  x| 1   -3

2 (-x) . x + x.4 .1 . (-2) (-3) - {1 . (-x) . 3 + (-3) . 4 . 2 + x . (-2) . x} = 175
-2x^2 + 4x + 18 - (-3x - 24 - 2x^2) = 175
-2x^2 + 4x + 18 + 3x + 24 + 2x^2) = 175
7x = 175 - 42
7x = 133
x = 133/7
x = 19

S= {19}

OPERAÇÕES COM MATRIZES

Operações e igualdade

Sendo
[ 1   x ] + [ 3  6] = [ 4  18]
[2   5y]    [-1  3]     [1   -7]    o valor de 5xy/6 é igual a ?

Resolução:

[ 4  x+6 ] =  [ 4  18]
[1  5y+3]     [ 1   -7]

logo:
x + 6 = 18
x = 18 - 6
x = 12

5y + 3 = -7
5y = -7 -3
5y = -10
y = -2

então a questão pede:
5xy / 6

= 5 . 12 . (-2)
= -20

Operações com matrizes

OPERAÇÕES E IGUALDADE

Dadas as matrizes:

A= [ 2x + 1   -3y     -1 ]     e B= [ x    0]
      [     0         4     x+z]              [12   4]
                                                   [-1   6]

Se A = é a matriz transposta de B, o valor de  X, Y e Z é:

Resolução:
= [ x  12  -1]
                     [0    4    6]

fazendo A =

[2x+1   -3y    -1] = [x   12  -1]
[   0        4    x+z] = [ 0  4    6]

entao:

2x + 1 = x
2x -x = -1
x = -1

-3y = 12
y = -4

x + z = 6
-1 + z = 6
z = 6 + 1
z = 7

fazendo x, y e z
(-1).(-4).7 = 28


02/12/2013

Leitura de Matriz 3X4

algoritmo "matriz 3 x 4"
// Autor : Henrique de Amorim
// Data : 03/12/2013
// Seção de Declarações 
 var

mtr: vetor[1..3,1..4] de real
i,j: inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 3 faca
     para j de 1 ate 4 faca
          escreval("DIGITE UM NUMERO")
          leia (mtr[i,j])
     fimpara
fimpara
para i de 1 ate 3 faca
     para j de 1 ate 4 faca
          escreva(mtr[i,j],"   ")
     fimpara
     escreval("")
fimpara
fimalgoritmo
Soma Entre Vetores

algoritmo "soma de vetores"
// Autor : Henrique de Amorim
// Data : 03/12/2013
// Seção de Declarações 
var

v1: vetor[1..5] de inteiro
v2: vetor[1..5] de inteiro
v3: vetor[1..5] de inteiro
i, maior, menor: inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 5 faca
     escreva("DIGITE UM NUMERO: ")
     leia (v1[i])
fimpara
para i de 1 ate 5 faca
     escreva("DIGITE UM NUMERO: ")
     LEIA (v2[i])
fimpara
para i de 1 ate 5 faca
     v3[i]<-v1[i]+v2[i]
     escreval(v3[i])
     se (menor=0) entao
        menor<-v3[i]
     senao
        se (menor>v3[i]) entao
           menor<-v3[i]
        fimse
     fimse
     se (maior<v3[i]) entao
        maior<-v3[i]
     fimse
fimpara
escreval ("A MENOR SOMA E ", menor)
escreval ("A MAIOR SOMA E ", maior)
fimalgoritmo
Matriz 2: Gerar matriz com cubo dos elementos de outra matriz

// Autor : Henrique de Amorim
// Data : 03/12/2013
// Seção de Declarações 
var

mat1: vetor[1..5,1..5] de real
mat2: vetor[1..5,1..5] de real
i,j: inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 5 faca
     para j de 1 ate 5 faca
          escreva("DIGITE UM NUMERO: ")
          leia(mat1[i,j])
          mat2[i,j]<-mat1[i,j]^3
     fimpara
fimpara
para i de 1 ate 5 faca
     para j de 1 ate 5 faca
          escreva(mat2[i,j], "   ")
     fimpara
     escreval("")
fimpara
escreval("O ELEMENTO CENTRAL DA NOVA MATRIZ E ",mat2[3,3])

fimalgoritmo
Gerar matriz transposta
algoritmo "semnome"
// Autor : Henrique de Amorim
// Data : 03/12/2013
// Seção de Declarações 
 var

mat1: vetor[1..2,1..3] de real
mat2: vetor[1..3,1..2] de real
i,j: inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 2 faca
     para j de 1 ate 3 faca
          escreva("DIGITE UM NUMERO: ")
          leia(mat1[i,j])
          mat2[j,i]<-mat1[i,j]
     fimpara
fimpara
para i de 1 ate 2 faca
     para j de 1 ate 3 faca
          escreva (mat1[i,j],"  ")
     fimpara
     escreval("")
fimpara
escreval("")
para j de 1 ate 3 faca
     para i de 1 ate 2 faca
          escreva (mat2[j,i],"  ")
     fimpara
     escreval("")
fimpara
fimalgoritmo
 Matriz: Pesquisa de elemento por linha e coluna

algoritmo "pesquisa de matriz"
// Autor : Henrique de Amorim
// Data : 02/12/2013
// Seção de Declarações 
var

mat: vetor[1..3,1..4] de real
i,j: inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 3 faca
     para j de 1 ate 4 faca
          escreval("DIGITE UM NUMERO: ")
          leia(mat[i,j])
     fimpara
fimpara
escreva("DIGITE O NUMERO DA LINHA DESEJADA (1 ATE 3): ")
leia(i)
escreva("DIGITE O NUMERO DA LINHA DESEJADA (1 ATE 4): ")
leia(j)
escreval("O ELEMENTO DA MATRIZ PROCURADO É ",mat[i,j])
fimalgoritmo


Soma de elementos de uma linha na matriz

algoritmo "Soma entre vetores"

// Autor :  Henrique de Amorim
// Data : 02/12/2013
// Seção de Declarações 
var

mat:vetor[1..4,1..3] de real
soma: real
i,j,linha:inteiro
inicio
// Seção de Comandos
para i de 1 ate 4 faca
     para j de 1 ate 3 faca
          escreva ("DIGITE UM NUMERO: ")
          leia(mat[i,j])
     fimpara
fimpara
escreva ("ESCOLHA UMA LINHA: ")
leia(linha)
para j de 1 ate 3 faca
     soma<-soma+mat[linha,j]
fimpara
escreval("A SOMA DOS ELEMENTOS DA LINHA ",linha," E DE ",soma)
fimalgoritmo

Soma da Diagonal de uma matriz
algoritmo "Soma da diagonal"

// Autor : Henrique

// Data : 02/12/2013

// Seção de Declarações 

 var

mat:vetor[1..3,1..3] de inteiro

i,j,soma:inteiro

inicio

// Seção de Comandos

para i de 1 ate 3 faca

     para j de 1 ate 3 faca

          escreva("DIGITE UM NUMERO: ")

          leia(mat[i,j])

          se (i=j) entao

             soma<-soma+mat[i,j]

          fimse

     fimpara

fimpara

escreval("A SOMA DOS ELEMENTOS DA DIAGONAL E DE ",soma)

fimalgoritmo

01/12/2013

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SOLOS

Os solos são um dos mais importantes recursos naturais do nosso planeta, pois são utilizados para prover a maior parte da nossa alimentação, além de manter a vida sobre a Terra mas suas mais variadas formas.

Podemos considerar que a produção de alimentos a partir do solo é bastante diversificada, sendo o cultivo de grandes áreas de terra com cereais, como trigo, arroz, milho, soja, além de outras culturas, importantes para o sustento da população humana e dos animais.

CONCEITO DE SOLO

Solos são corpos naturais que ocupam porções na superfície terrestre, suportam as plantas e as edificações do homem e apresentam propriedades resultantes da atuação integrada do clima e dos organismos, atuando sobre o material de origem, condicionado pelo relevo, durante um período de tempo.
Entretanto, o conceito de solo varia de acordo com a ciência que o utiliza. Por exemplo, para o:

*Engenheiro de Minas - é um detrito que recobre as rochas e deve ser eliminado

*Geólogo - é o produto da desintegração física e química de rochas.

*Produtor Rural - constitui a base para a formação agrícola, a sustentação das plantações.

*Engenheiro Civil - é um material escavável de apoio para as edificações e como matéria - prima para materias de construção.

*Agrônomo - é uma camada superficial de terra arável composta por material mineral e orgânico.

* Arqueólogo - é um meio de registros de civilizações antigas e de acúmulo de fósseis.

* Pedólogo - é seu objeto de estudo, corpo dinâmico constituído de matéria viva e mineral, resultante da ação do clima e dos organismos atuando sobre a rocha.

NATUREZA E COMPOSIÇÃO DO SOLO

Sua composição podem ser:
  • Do ar : (chuva ácida e o gás carbônico, este utilizado pelas plantas na fotossíntese e armazenado no solo na forma de carbono orgânico)
  • Da água: (como os sedimentos carreados pelos rios, que podem se depositar e formar os solos chamados aluvionais; os metais pesados e outros poluentes trazidos pelas enxurradas que podem contaminar o solo).
  • Da rocha: (a rocha exposta sofre ação das intempéries do clima e, com isso, decompõe-se lentamente, liberando minerais que farão parte da fração sólida do solo).
  • Dos organismos do solo: (as bactérias e os fungos presentes no solo secretam substâncias que irão decompor a matéria orgânica e os minerais, além de promover a agregação das partículas do solo por meio da segregação de substâncias cimentares durante o seu metabolismo).


COMPOSIÇÃO DO SOLO

 O solo é constituído por três fazes físico-químicas: sólida, líquida e gasosa, cujas proporções relativas varias de solo para solo.

A fase sólida do solo por ser classificada quanto à sua natureza mineral ou orgânica. Na maioria dos solos, as partículas minerais provenientes das rochas ou da transformação resultantes da decomposição de resíduos sobre as partículas orgânicas resultantes da decomposição de resíduos vegetais e animais.

Na fase sólida do solo, encontram-se partículas sólidas de formas e tamanhos variados, as quais são classificadas de acordo com o seu diâmetro em frações granulométricas.

A proporção em que essas frações granulométricas na fase sólida do solo determina a textura do solo, podendo ser: arenoso (maior proporção de areia), argiloso (maior proporção da argila), siltoso (maior proporção de silte) e médio (igual proporção entre as frações granulométricas).

A fase líquida do solo é constituída por água acrescida de minerais e compostos orgânicos dissolvidos, formando a solução do solo (porção aquosa do solo presa em poros na qual reações químicas acontecem).


A água no solo pode ser classificada como:

  • Água livre ou Água de Drenagem : envolve o transporte de material em solução e em suspensão durante a drenagem do solo. É a água que percola no solo quando este está molhado como após a chuva.
  • Água Adsorvida: é a água que está presa em pequenos poros do solo e a fase aquosa na qual as reações químicas acontecem. É chamada de "solução do solo", na qual estão dissolvidos os elementos químicos nutrientes e outros compostos solúveis.





18/11/2013

algoritmo "Aumento Salarial_2"

// Faca um algoritmo que receba o salario-base de um funcionario, calcule e mostre o salario
// a receber, sabendo-se que esse funcionario tem gratificacao de 5% sobre o
// salario base e paga imposto de 7% sobre o salario base.


var
sal,grat,imp,desc,novoSal:real
inicio
 
escreval("Digite o salario base do funcionario")
leia(sal)
grat <- sal*0.05
imp  <- sal*0.07
desc <- sal-imp
novoSal <- desc+grat
escreval("O salario do funcionario a receber e:", novoSal)
fimalgoritmo




15/11/2013

//Ler um número inteiro e mostre uma mensagem indicativa
//de que este número é par ou ímpar e se este é positivo ou negativo.

var
   num,resto : inteiro
inicio
   escreval("Digite um número")
   leia(num)
   resto <- num mod 2
   se ( resto = 0) entao
      escreva("O numero é par e")
   senao
      escreva("O numero é ímpar e")
   fimse
   se ( num >= 0) entao
      escreval(" positivo.")
   senao
      escreval(" negativo.")
   fimse

fimalgoritmo
//Crie um algoritmo que gere
//e escreva os número ímpares dos números lidos entre 0 e 100.

SOLUÇÃO:

var
  i,resto : inteiro
inicio
      enquanto (i <= 100) faca
          resto <- i mod 2
          se (resto <> 0) entao
             escreval("Numero impar:", i)
          fimse
          i<-i+1
      fimenquanto
fimalgoritmo

14/11/2013

//Leia 3 (três) números;Calcule o quadrado deles individualmente;
//Se o valor do quadrado do segundo número for >= 1000, exiba este
//e finalize. Caso contrário, exiba os valores lidos e seus//respectivos quadrados.


RESOLUÇÃO NO VISUALG:

var
n1,n2,n3,cal11, cal12, cal13: real

inicio
 escreval("Digite o primeiro numero")
    leia(n1)
    escreval("Digite o segundo numero")
    leia(n2)
    escreval("Digite o terceiro numero")
    leia(n3)
    cal11 <- n1 * n1
    cal12 <- n2 * n2
    cal13 <- n3 * n3
    se (cal12 >= 1000) entao
       escreval("o quadrado é:", cal12)
    senao
       escreval("Primeiro valor lido:",n1)
       escreval("Seu quadrado é:", cal11)
       escreval("---------------------------")
       escreval("Segundo valor lido:", n2)
       escreval("Seu quadrado é:", cal12)
       escreval("---------------------------")
       escreval("Terceiro valor lido:", n3)
       escreval("Seu quadrado é:", cal13)
    fimse
// Seção de Comandos 

fimalgoritmo