Pesquisar neste blog

13/12/2021

Controlador PID de Temperatura — PICSimLab

Trabalho 3 – Unidade II 2021/2 - MICROCONTROLADORES : construir um sistema de controle de temperatura em malha fechada com o módulo de temperatura do PICSimLab.
Descrição do funcionamento. O sinal de entrada deve ser ajustado no PICSimLab no potenciômetro P1. O PIC recebe o sinal de entrada e a temperatura via AD, calcula o erro entre o valor da temperatura de referência (entrada) e a saída da planta (temperatura lida pelo sensor na planta – LM35), processa com modelo do controlador e gera um sinal de controle (ton do PWM) que deve ser aplicado no atuador(resistor). Um sinal de distúrbio também poderá ser aplicado a planta via potenciômetro P2. Os sinais de entrada, saída, distúrbio, controle (ton) e o erro devem ser enviado ao Processing (ou outra interface desenvolvido pelo aluno) onde são apresentado na forma de gráficos de linha:


















Funções
    1. O operador
Poderá modificar o sinal de referência ou temperatura desejada via potenciômetro P1.
Poderá inserir um distúrbio no sistema através do mini ventilador (cooler). Esse distúrbio também deve ter a intensidade controlada via potenciômetro P2.
Características gerais

1. O conversor AD deve ser configurado em 10bits para aumentar a precisão.
2. Devem ser utilizados PWM para acionamento do resistor (atuador) e do cooler (distúrbio).
3. Deve ser utilizado o LM32 (sensor de temperatura) da placa para obter a temperatura de saída
4. Os gráficos devem ter indicações nos eixos.
5. Deve ser realizado o experimento em malha aberta para determinar os parâmetros P, I e D do controlador PID. Usar a metodologia de Ziegler-Nichols apresentada em sala de aula.
6. A comunicação entre o PICSimLab e o Processing deve ser via porta serial virtual.


Resolução:



























Clique aqui para fazer o download do projeto

Créditos para: Afonso

Nenhum comentário: