Pesquisar neste blog

26/03/2021

Vazão fim a fim e links de gargalo

Considere o cenário mostrado abaixo, com quatro servidores diferentes conectados a quatro clientes diferentes em quatro caminhos de três saltos. Os quatro pares compartilham um middle hop comum com uma capacidade de transmissão de R = 100 Mbps. Os quatro links dos servidores para o link compartilhado têm uma capacidade de transmissão de R S = 70 Mbps. Cada um dos quatro links do link do meio compartilhado para um cliente tem uma capacidade de transmissão de R C = 40 Mbps por segundo. 


1) Qual é o throughput final máximo possível (em Mbps) para cada um dos quatro pares de cliente para servidor, assumindo que o link do meio é compartilhado de forma justa (isto é, divide sua taxa de transmissão igualmente entre os quatro pares) ?

2) Qual link é o link de gargalo para cada sessão ?

3) Supondo que os remetentes estejam enviando na taxa máxima possível, quais são as utilizações do link para os links do remetente (R S ), links do cliente (R C ) e o link do meio (R) ? 
























Resolução:

1) A taxa de transferência final máxima alcançável é de 25 Mbps.

2) Este é um quarto da capacidade de transmissão do hop médio compartilhado, que é o link de gargalo. A capacidade total de transmissão do salto compartilhado é de 100 Mbps, que é compartilhada igualmente entre os quatro pares servidor-cliente, dando a cada um uma parcela igual de 25 Mbps. Isso é menor que a capacidade de transmissão do primeiro salto de 70 Mbps e também menor que a capacidade de transmissão do terceiro salto de 40 Mbps.

3) A utilização de links de remetentes é de 35,71%. A utilização de links de receptores é de 62,5%. A utilização do link do meio é 100%.

Nenhum comentário: