A partida direta com reversão é um método de partida de motores elétricos que permite sua operação em ambas as direções de rotação, sem a necessidade de um dispositivo adicional como um inversor de frequência.
Essa técnica envolve a utilização de um conjunto de contatos que alterna a polaridade da corrente elétrica fornecida ao motor, invertendo a sua rotação. Ela é comumente utilizada em aplicações que requerem o movimento bidirecional de cargas, como em sistemas de transporte de materiais e em equipamentos de elevação e guindastes.
Durante a partida, a corrente elétrica é fornecida ao motor com polaridade normal, permitindo que ele comece a girar em uma direção. Quando é necessário inverter a direção de rotação, a corrente é interrompida e, em seguida, é invertida a polaridade, fazendo com que o motor comece a girar na direção oposta.
Apesar de sua simplicidade, a partida direta com reversão tem algumas limitações, como a necessidade de um motor com capacidade de suportar altas correntes de partida e a interrupção momentânea do fornecimento de energia durante a inversão da polaridade, o que pode causar vibrações e danos mecânicos.
Simulação no CADSimu |
Nenhum comentário:
Postar um comentário